FAPESP financiará a realização de novas Escolas São Paulo de Ciência Avançada | AGÊNCIA FAPESP

Pesquisadores podem apresentar, até 25 de abril, propostas de cursos internacionais de curta duração em qualquer área do conhecimento (foto: Daniel Antonio Oliveira/Agência FAPESP)

FAPESP financiará a realização de novas Escolas São Paulo de Ciência Avançada

08 de março de 2022

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia nova chamada da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

É a 16a chamada da modalidade, que tem periodicidade anual; contudo, em decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, não houve editais durante os anos de 2020 e 2021.

As Escolas São Paulo de Ciência Avançada oferecem meios de disseminação de informação e ideias de uma forma que não poderia ser obtida por meio de canais usuais de comunicação, como publicações científicas e apresentações em eventos científicos.

Além de contribuir para o avanço do conhecimento e para a formação dos participantes, espera-se que os eventos apoiados contribuam para dar visibilidade à pesquisa, aos programas de doutorado e a oportunidades para estágios de pós-doutorado no Estado de São Paulo, em especial a candidatos de outros Estados e países.

Nas escolas selecionadas, cientistas com interesses profissionais comuns se reunirão por períodos de 10 a 14 dias, promovendo intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa. A nova chamada selecionará até cinco escolas, com início a partir de março de 2023. Excepcionalmente, a FAPESP poderá analisar a realização, ainda em 2022, de Escolas São Paulo que versem sobre os 200 anos da Independência do Brasil.

Os professores que lecionarão as disciplinas nas escolas selecionadas deverão ser pesquisadores de excelente qualificação e destaque, incluindo cientistas estrangeiros convidados.

Espera-se que entre os pesquisadores convidados para apresentar minicursos ou palestras haja cientistas de alta visibilidade mundial, evidenciada por meio de elementos como o recebimento de prêmios científicos de alto nível, publicações de impacto reconhecido pela comunidade da área, liderança em organizações de destaque internacional. Com isso busca-se oferecer aos estudantes participantes a oportunidade de conviver com destacados cientistas.

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos a cursos de mestrado e doutorado ou a estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.

Os estudantes selecionados terão a oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de seus trabalhos, discutindo progressos com os pesquisadores participantes.

Na seleção, serão priorizadas propostas com temas não cobertos recentemente nas escolas selecionadas pela modalidade ESPCA.

Submissões serão recebidas até 25 de abril exclusivamente pelo Serviço de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP.

A chamada está disponível em: espca.fapesp.br/detalhe/chamada/16.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados