Fundação faz processo sistematizado de avaliação por mérito e desempenho, parte de uma nova política de recursos humanos (foto: Marcelo Honório)
Fundação instala Processo Avaliatório Anual e completa, pela primeira vez em 42 anos de história, um processo sistematizado de avaliação por mérito e desempenho, parte de uma nova política de recursos humanos
Fundação instala Processo Avaliatório Anual e completa, pela primeira vez em 42 anos de história, um processo sistematizado de avaliação por mérito e desempenho, parte de uma nova política de recursos humanos
Fundação faz processo sistematizado de avaliação por mérito e desempenho, parte de uma nova política de recursos humanos (foto: Marcelo Honório)
O objetivo inicial é a qualificação da estrutura de apoio ao sistema de fomento à pesquisa. O processo avaliatório é um dos instrumentos de melhor atendimento à comunidade científica, como o são o estímulo à educação, o apoio à capacitação e a informatização de programas e processos iniciados pela FAPESP.
O processo de avaliação ocorreu dentro do cronograma divulgado pela Comissão Orientadora de Política de Recursos Humanos (COP-RH) em 8 de outubro. Inicialmente, todos os servidores preencheram um formulário de auto-avaliação. Numa segunda etapa, os gestores imediatos e os gerentes fizeram a avaliação de seus subordinados. Por fim, foram feitas as reuniões por setor para a avaliação do grupo.
A lista de promoções verticais, as chamadas progressões, foi montada a partir das respostas dadas – e após ter sido detectada, por meio de indicação expressa nos formulários, mudança de atribuições, com acréscimo significativo de responsabilidade.
Em 29 de novembro, a lista foi apresentada aos gerentes, que puderam apresentar propostas de emendas. No dia 1º de dezembro, o CTA aprovou essas promoções. O próximo passo foi organizar a lista de promoções horizontais – por mérito –, quando seriam apontados, em ordem decrescente de pontos obtidos, os servidores promovidos.
A lista foi aprovada pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP e divulgada na sexta-feira (17/12), com a relação dos servidores que receberão aumento salarial a partir de 1º de janeiro de 2005.
Terão seus rendimentos alterados 128 servidores: 108 receberam promoção horizontal, e 20, promoção vertical. Todos os servidores da FAPESP contratados até 30 de setembro de 2004 foram avaliados, mas apenas aqueles que não tiveram alteração salarial em 2003 e 2004 puderam receber aumento.
"O Processo Avaliatório Anual reconhece o desempenho dentro do exercício da atividade do servidor. Trata-se de um processo de avaliação por mérito que faz parte de uma política objetiva e transparente de recursos humanos, com regras que todos compreendem e da qual todos participam", explica Carlos Vogt, presidente da Fundação.
Cerca de 70% dos servidores terão promoções na carreira. Vogt destaca que a FAPESP gasta apenas 2,981% de seu orçamento com pessoal e que o montante adicional das promoções representa uma elevação de apenas 3,63% no gasto com folha de pagamento e encargos. O impacto das promoções sobre o orçamento global da Fundação foi de apenas 0,0935%. As despesas com pessoal são pagas com recursos próprios da FAPESP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.