FAPESP entre os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão
04 de julho de 2005

Intercom divulga os premiados da sua principal distinção, que é dividida em quatro categorias. FAPESP ganha como instituição paradigmática. A cerimônia de premiação será no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, no Rio de Janeiro

FAPESP entre os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão

Intercom divulga os premiados da sua principal distinção, que é dividida em quatro categorias. FAPESP ganha como instituição paradigmática. A cerimônia de premiação será no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro, no Rio de Janeiro

04 de julho de 2005

 

Agência FAPESP - São conhecidos os vencedores da edição 2005 do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é dividida em quatro categorias: instituição paradigmática, grupo inovador, maturidade acadêmica e liderança emergente. O concurso existe desde 1997 para homenagear o pioneiro da pesquisa acadêmica sobre os fenômenos da comunicação no Brasil.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ganhou como "instituição paradigmática do ano". Segundo o júri, a distinção se justifica pela "política de comunicação pública" recentemente instituída, com o objetivo de "dar transparência aos programas" da instituição e ao mesmo tempo "disseminar o resultados dos estudos produzidos pelos pesquisadores" que ela financia.

Ainda de acordo com a justificativa dos jurados, a Fundação vem contribuindo para "socializar o conhecimento novo, colocando as inovações tecnológicas a serviço das empresas, órgãos públicos, entidades educacionais e movimentos sociais".

Outra categoria do prêmio, a de "grupo inovador", teve como vencedor uma instituição da Universidade de São Paulo. Criado há mais de dez anos, o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes vem desenvolvendo, segundo o júri do Prêmio Luiz Beltrão, várias iniciativas importantes em seu campo de atuação. Dentre as ações de destaque está o Projeto Educom.radio, que tem como objetivo resolver um problema específico: combater a violência e favorecer uma cultura de paz em determinado sistema educativo.

O professor Murilo César Ramos, ex-diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, foi o vencedor na categoria "maturidade acadêmica". O júri considerou que o pesquisador tem "participado ativamente do debate nacional sobre a economia política da comunicação e da informação, dando demonstrações explícitas da sua maturidade acadêmica".

Entre os líderes emergentes do Brasil na área de comunicação, os jurados decidiram premiar uma dupla. A distinção foi para Giovandro Marcos Ferreira, professor da Universidade Federal da Bahia, e Raquel Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O primeiro foi escolhido pela "contribuição para dinamizar as relações Brasil-França", bem como o "desempenho pluralista" à frente do Núcleo de Pesquisa em Teoria e Metodologia da Comunicação da Intercom. No caso da professora Raquel Paiva, o júri considerou a "crescente projeção nacional" que ela vem obtendo em função dos trabalhos realizados no Laboratório de Comunicação Comunitária da UFRJ.

Todos os troféus e diplomas outorgados pelo corpo de jurados serão entregues na noite do dia 8 de setembro durante o 28º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Para chegar aos vencedores o júri se baseou em inscrições feitas pelos sócios da Intercom e por membros de outras comunidade acadêmicas da área.

Os escolhidos foram definidos pelo júri nacional, que é formado pelos ganhadores, em anos prévios, do prêmio "maturidade acadêmica": Moacir Pereira, Sergio Caparelli, Sérgio Mattos, Muniz Sodré, Antonio Costella, Carlos Eduardo Lins da Silva e Ana Arruda Callado. E ainda pelos pesquisadores que exerceram a presidência da Intercom: José Marques de Melo, Anamaria Fadul, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Carlos Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, José Salvador Faro, Cicília Peruzzo e Sonia Virginia Moreira.

O regulamento do prêmio e a lista dos seus ganhadores em anos anteriores podem ser consultados no endereço eletrônico: www2.metodista.br/unesco/luizbeltrao/index.htm


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.