Ao longo das duas semanas da conferência, o pavilhão abrigará mais de 80 eventos (foto: divulgação)

Oceanografia
FAPESP e USP participam do Ocean Pavilion na COP28, em Dubai
08 de novembro de 2023
EN ES

Grupo de instituições liderado pelo Instituto Oceanográfico de Woods Hole e pela Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego cria plataforma on-line para aumentar a visibilidade dos oceanos e alertar sobre sua importância para a vida no planeta

Oceanografia
FAPESP e USP participam do Ocean Pavilion na COP28, em Dubai

Grupo de instituições liderado pelo Instituto Oceanográfico de Woods Hole e pela Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego cria plataforma on-line para aumentar a visibilidade dos oceanos e alertar sobre sua importância para a vida no planeta

08 de novembro de 2023
EN ES

Ao longo das duas semanas da conferência, o pavilhão abrigará mais de 80 eventos (foto: divulgação)

 

Agência FAPESP – Diversas instituições de pesquisa e organizações filantrópicas se uniram para criar a Ocean Pavilion, uma plataforma on-line dedicada a aumentar a visibilidade dos oceanos e a mostrar por que eles são importantes para as negociações climáticas e para toda a vida no planeta. Liderada pelo Instituto Oceanográfico de Woods Hole (WHOI, na sigla em inglês) e pela Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego, ambas dos Estados Unidos, a iniciativa será apresentada durante a 28ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP28), que será realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A FAPESP e a Universidade de São Paulo (USP) integram a lista de instituições apoiadoras.

“A FAPESP e a USP também participam da coalizão científica para a criação do International Panel for Ocean Sustainability [Ipos], liderada pelo CNRS [Centro Nacional de Pesquisa Científica da França] e com forte apoio do Instituto Oceanográfico de Woods Hole. O Ipos permitirá avaliar o estado atual e futuro do oceano”, afirma Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Ao longo das duas semanas da conferência, o pavilhão abrigará mais de 80 eventos, reuniões e uma série de discussões aprofundadas sobre temas como elevação dos oceanos, clima e vida no oceano, economia azul e finanças.

“Vivemos num planeta oceânico e o oceano é fundamental para a resiliência e mitigação climática”, disse Peter de Menocal, presidente e diretor da WHOI. “Em 2023, experimentamos alguns dos maiores extremos oceânicos e climáticos já registrados, sublinhando a urgência de decisões baseadas na ciência para proteger as pessoas e os ecossistemas oceânicos dos quais todos dependemos. A investigação científica acelerada e a inovação na observação dos oceanos devem liderar o caminho para proteger a saúde e o futuro do nosso planeta.”

“Observações oceânicas recentes mostram que os oceanos absorveram uma quantidade chocante de energia térmica que afetará o clima e os ecossistemas oceânicos nas próximas décadas”, disse Margaret Leinen, vice-reitora de Ciências Marinhas da Universidade da Califórnia em San Diego e diretora de Oceanografia do Scripps. “Devemos ter a capacidade de monitorar as condições dos oceanos se quisermos compreender o que a sociedade e, na verdade, toda a vida na Terra, enfrenta. O monitoramento e proteção dos oceanos já não é uma opção para os negociadores climáticos da comunidade internacional: é um imperativo. O Ocean Pavilion foi concebido para conscientizar os negociadores sobre isso e fornecer-lhes evidências desses riscos climáticos.”

A lista de parceiros internacionais do Ocean Pavilion inclui líderes globais de uma ampla gama de setores de todo o mundo. São ao todo 35 organizações, tendo como parceira principal a Bloomberg Philanthropies. Outros apoiadores são Avatar Alliance Foundation, a União Geofísica Americana (AGU), Lloyd’s Register Foundation, OceanX (iniciativa de exploração oceânica) e Instituto de Pesquisa de Política Oceânica (OPRI) da Sasakawa Peace Foundation.

A iniciativa conta também com a colaboração da FAPESP, da USP, da Blue Marine Foundation, Carbon to Sea Initiative, CMA CGM Group, Coral Research & Development Accelerator Platform (Cordap), Environmental Defense Fund (EDF), Fugro, Geomar Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel (Geomar), Global Once, Indian National Centre for Ocean Information Services (Incois), Minderoo Foundation, National Academies Sciences, Engineering, Medicine (Nasem), National Institute for Ocean Science (Ifremer), National Institute of Oceanography and Fisheries (Niof), National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA), National Oceanography Centre (NOC), Ocean & Climate Platform, Ocean Frontier Institute, Ocean Visions, Pacific Islands Forum (PIF)/Office of the Pacific Ocean Commissioner (Opoc), Prince Albert II of Monaco Foundation, Propeller Ventures, Running Tide, CNRS, The Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA), Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para mais informações sobre o Ocean Pavilion e a COP28 acesse: https://oceanpavilion.whoi.edu/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.