12/09 é a data-limite para fazer as submissões (foto: August Dominus/Wikimedia Commons)
Propostas de dois anos para mobilidade em pesquisa devem visar a criação de projetos bilaterais de médio e longo prazo em cinco áreas
Propostas de dois anos para mobilidade em pesquisa devem visar a criação de projetos bilaterais de médio e longo prazo em cinco áreas
12/09 é a data-limite para fazer as submissões (foto: August Dominus/Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou com a Universidad de Salamanca (USAL) uma chamada para financiar projetos de mobilidade em pesquisa desenvolvidos em conjunto entre pesquisadores ligados à universidade espanhola e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.
Propostas devem ser redigidas em inglês a partir de parceria entre um pesquisador responsável de São Paulo e outro da USAL. A chamada está aberta para recebimento de propostas em cinco áreas: engenharia e arquitetura; ciências da saúde; ciências agrárias e ambientais; artes e humanidades; e ciências sociais e jurídicas.
As propostas devem conter descrição fundamentada das atividades de intercâmbio previstas, indicando de que forma vão contribuir para o projeto de pesquisa vigente. Os proponentes paulistas e espanhóis também devem descrever como pretendem preparar um projeto de pesquisa conjunto de médio-longo prazo, resultante das atividades de intercâmbio.
A chamada vai selecionar até cinco propostas com dois anos de duração. A FAPESP e a USAL financiarão cada uma a metade dos projetos sediados em seu território, com um aporte máximo de € 10 mil por proposta.
As submissões devem ser feitas – simultaneamente à USAL e à FAPESP – até 12 de setembro. A Fundação receberá propostas via Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), no qual o pesquisador responsável ligado à USAL deverá estar cadastrado.
A FAPESP considera elegíveis para submeter proposta nesta chamada: pesquisadores responsáveis ou principais em Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Projeto Inicial (PI), Projeto Geração, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).
O Auxílio FAPESP deve estar vigente pelo menos até a data-limite de submissão da proposta.
A chamada está disponível em fapesp.br/17583.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.