Vídeos de um minuto produzidos pela Agência FAPESP para apresentar resultados de pesquisas apoiadas terão versão radiofônica; primeiro episódio aborda sequenciamento genético do genoma da cana (foto: Jorge Guillen/Pixabay)

FAPESP e Rádio Unesp fecham parceria para divulgar a série Ciência SP
11 de abril de 2022

FAPESP e Rádio Unesp fecham parceria para divulgar a série Ciência SP

11 de abril de 2022

Agência FAPESP – Uma parceria entre a FAPESP e a Rádio Unesp levará a partir de hoje (11/04) a série Ciência SP para os ouvintes da emissora por meio de inserções semanais de episódios na grade de programação. O objetivo é ampliar a difusão científica no Estado de São Paulo.

Ciência SP é uma série de vídeos com um minuto de duração produzidos pela Agência FAPESP desde junho de 2019 com o intuito demonstrar o impacto social e econômico de pesquisas científicas e tecnológicas apoiadas pela Fundação.

Com a parceria, os áudios dos vídeos comporão a versão radiofônica da série. Serão exibidos três conteúdos por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h30, com reapresentação às 15h30.

Para o diretor da Rádio Unesp FM, professor José Carlos Marques, a parceria com a FAPESP é muito salutar e vem ao encontro da própria vocação da emissora de promover a divulgação científica de projetos financiados por uma agência de fomento paulista, relacionadas a iniciativas de instituições de ensino do Estado de São Paulo.

A estreia da série na Rádio Unesp abordará projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) com o objetivo de melhorar a produtividade da cana-de-açúcar e aumentar a produção de bioetanol. O primeiro passo do trabalho será sequenciar o genoma da cana em nível cromossômico e obter o mapa de genes da planta.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Universidade de São Paulo (USP).

A emissora pode ser sintonizada em 105,7 MHz ou pelo site www.radio.unesp.br. Todos os episódios vão ficar disponíveis em: www.radio.unesp.br/fapesp-cienciasp.

Os vídeos do Ciência SP, sobre aplicações da ciência, pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas de conhecimento, já somam 130 edições e estão disponíveis nas páginas da Agência FAPESP e nas redes sociais YouTube, Facebook, Instagram e Twitter.