Quinta chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI aprova propostas em computação, biologia e biociências (Nasa)
Quinta chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI aprova propostas em computação, biologia e biociências
Quinta chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI aprova propostas em computação, biologia e biociências
Quinta chamada do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI aprova propostas em computação, biologia e biociências (Nasa)
A FAPESP e a Microsoft Research divulgam a relação das propostas aprovadas na chamada pública (Chamada FAPESP 27/2011) do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, lançada em 8 de novembro de 2011 no âmbito do convênio entre as instituições.
A chamada esteve voltada para explorar a aplicação da ciência da computação aos desafios da pesquisa fundamental em áreas relacionadas às mudanças climáticas globais e várias outras disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.
A chamada teve interesse particular em: a) Introdução de instrumentos e técnicas computacionais na aquisição, análise, elaboração e visualização de dados; b) Aplicação e exploração de modelos computacionais relacionados às mudanças climáticas globais e ao meio ambiente; c) Promoção do avanço da ciência de forma tal que o conhecimento gerado possa ser utilizado de forma multi e interdisciplinar; d) Aplicação da ciência da computação nos desafios de banco de dados em larga escala em pesquisa científica.
Propostas aprovadas:
Título | Pesquisadores |
---|---|
Navscale: Navegando de Escalas no Espaço-Tempo e Domínio do Conhecimento |
Claudia Maria Bauzer Medeiros |
Uso da Abordagem de Biologia de Sistemas para Desenvolver um Modelo de Funcionamento em Plantas |
Marcos Silveira Buckeridge |
Interações entre Solo-Vegetação-Atmosfera em uma Paisagem Tropical em Transformação |
Rafael Silva Oliveira |
Esta foi a quinta chamada lançada pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI. As quatro chamadas anteriores apoiaram 15 projetos de pesquisa, desenvolvidos por grupos de diversas instituições no Estado de São Paulo.
Mais informações: www.fapesp.br/acordos-microsoft
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.