Iniciativa visa apoiar pesquisas fundamentais e aplicadas que possibilitem a descoberta de novos alvos terapêuticos contra o câncer. Propostas podem ser enviadas até 26 de janeiro de 2021 (imagem: GSK/divulgação)

FAPESP e GSK anunciam chamada para constituição do Centro de Novos Alvos Terapêuticos em Oncologia
03 de novembro de 2020

03 de novembro de 2020

Agência FAPESP – A FAPESP e a GSK anunciam o lançamento de uma chamada de propostas para a constituição do Centro de Novos Alvos Terapêuticos em Oncologia (CONTD).

O novo centro terá a missão de realizar pesquisas fundamentais e aplicadas buscando descobrir alvos moleculares para o tratamento do câncer. A proposta deve se especializar em uma das seguintes áreas: Imuno-oncologia; Letalidade sintética; Terapia celular e genética; ou Epigenética.

O centro integra o programa Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) / Centro de Pesquisa Aplicada (CPA) da FAPESP.

Espera-se que o CONTD – por meio do desenvolvimento de ciência e pesquisa de nível mundial realizada em parceria com a GSK – apresente e avance a validação biológica pré-clínica completa de pelo menos três novas oportunidades-alvo.

Outros objetivos colocados como fundamentais para o novo centro são o alcance do desempenho de pesquisa internacionalmente competitiva; a implementação de atividades com grande potencial para transferência de conhecimento aos setores produtivos e governamentais; e a interação com o sistema educacional, especialmente nos níveis primários e secundários.

FAPESP e GSK esperam selecionar uma proposta, com duração de cinco anos. Serão reservados até R$ 3,6 milhões anualmente para implementar o programa, que poderá ser renovado por mais cinco anos.

O CONTD deverá ser hospedado por uma instituição no Estado de São Paulo, que será responsável pelo custeio das despesas administrativas e de pessoal. A existência de outras fontes de financiamento além de FAPESP, GSK e instituição-sede não só é permitida como também encorajada – desde que o aporte esteja alinhado com a missão do centro e seja aprovado pelo Comitê Gestor Conjunto FAPESP-GSK.

Para garantir um alto nível de interação entre o centro e a GSK, a multinacional britânica apontará o vice-diretor do novo CPE, que se fará presente no centro assegurando sua contribuição científica e operacional. Cientistas e engenheiros da GSK também podem fazer parte do CONTD para colaborar em projetos específicos.

Desde 2012 partilhando um acordo de cooperação científica e tecnológica, FAPESP e GSK são parceiras na implantação e administração do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (com sede no Instituto Butantan) e o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (sediado na UFSCar).

O prazo máximo de envio das propostas é 26 de janeiro de 2021. Os projetos devem ser submetidos por meio do sistema SAGe (fapesp.br/sage).

A chamada está disponível em: fapesp.br/14566.