FAPESP divulga resultado final do Programa Centelha SP Fase 2 | AGÊNCIA FAPESP

FAPESP divulga resultado final do Programa Centelha SP Fase 2 Cem projetos de empreendimento, de 41 municípios paulistas, foram selecionados para a Fase 3. Iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora entre jovens (imagem: reprodução)

FAPESP divulga resultado final do Programa Centelha SP Fase 2

23 de junho de 2022

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia o resultado final da Fase 2 do Programa Centelha SP, que visa estimular o empreendedorismo inovador e disseminar a cultura empreendedora entre jovens.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

No Estado de São Paulo, o programa é executado pela FAPESP, que divulgou recentemente os cem projetos aprovados para a Fase 3, provenientes de 41 municípios paulistas. A maior parte das propostas está relacionada à temática “Tecnologia Social” (15%). Na sequência estão projetos sobre “Inteligência Artificial e Machine Learning” (13%), “Internet das Coisas” (12%), “Biotecnologia e Genética” (12%) e “Segurança e Privacidade de Dados” (11%), entre outros campos do conhecimento (ver figura abaixo).

“A presente rodada do Programa Centelha SP, em parceria com Finep, CNPq e Sebrae, foi um sucesso. A lista de projetos aprovados contempla não apenas propostas oriundas de municípios onde a inovação e o empreendedorismo de base tecnológica são mais vibrantes, mas de 41 municípios do Estado de São Paulo. A capilaridade propiciada por essa chamada ilustra bem as possibilidades que a transformação de ciência e tecnologia tem para um desenvolvimento inclusivo de nossa sociedade”, comenta Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

O Programa Centelha é composto por cinco diferentes etapas: Fase 1 (inscrições de ideias); Fase 2 (elaboração do projeto de empreendimento); Fase 3 (elaboração do projeto de fomento); Abertura da empresa e contratação; e Acompanhamento. Juntas, as três primeiras fases compõem o processo de seleção das ideias inscritas pelos proponentes. Ao final da seleção serão divulgados os projetos aprovados no programa, que, então, serão contratados pelos Estados. Concluídas as contratações estaduais, inicia-se a última etapa, na qual as empresas selecionadas passarão por um período de acompanhamento, recebendo recursos financeiros, capacitações, descontos e créditos junto a empresas parceiras, além de apoio para networking e outros benefícios.

Na Fase 3, o empreendedor recebe apoio de R$ 80 mil – divididos entre a FAPESP e a Finep –, além de bolsas oferecidas pelo CNPq e pelo Sebrae.

Os projetos selecionados na Fase 3 do Programa Centelha também poderão ser elegíveis para o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), garantindo a continuidade dos trabalhos.

Para consultar a lista final dos cem projetos de empreendimento aprovados na Fase 2 clique aqui.


 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados