Diretor científico da FAPESP se reúne com representantes da universidade dos Estados Unidos para explorar oportunidades de cooperação em pesquisa entre as instituições (foto:F.Cunha)

FAPESP busca novas parcerias com Harvard
24 de outubro de 2012

FAPESP busca novas parcerias com Harvard

24 de outubro de 2012

Por Carlos Eduardo Lins da Silva, de Cambridge

Agência FAPESP – O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, reuniu-se no dia 22 de outubro com professores, dirigentes e estudantes da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, para explorar oportunidades de cooperação em pesquisa entre as duas instituições.

Em encontro com 15 professores e dirigentes de diversas áreas de conhecimento da universidade, como ambiente, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e arquitetura, Brito Cruz falou sobre os diversos programas da FAPESP que financiam a vinda de cientistas estrangeiros ao Brasil e a ida de pesquisadores brasileiros para o exterior – uma das prioridades na política de internacionalização da Fundação.

Ênfase especial foi colocada sobre as Escolas São Paulo de Ciência Avançada, iniciadas em 2009 e que acabam de lançar sua oitava chamada, e o São Paulo Excellence Chairs (SPEC), programa ainda em fase experimental cujo objetivo é trazer pesquisadores de primeira linha para criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.

Ele também tratou de parcerias já existentes com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outras universidades americanas e de outros países, nas quais relativamente pequenas quantias em financiamento são aportadas pelas duas partes com o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores para projetos mais ambiciosos.

Brito Cruz também conversou com brasileiros em programas de pós-graduação oferecidos por Harvard. Alunos de saúde pública, políticas públicas, educação, direito e arquitetura também discutiram com o diretor científico da FAPESP sobre como ampliar o diálogo entre a Fundação e a universidade.

Essas reuniões foram realizadas durante a FAPESP Week 2012, que está sendo realizada na América do Norte em quatro eventos: Toronto (Canadá), Cambridge, Washington DC e Morgantown (Estados Unidos).