Pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos (foto: Daniel Antônio / Agência FAPESP)
Pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos
Pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos
Pesquisador responsável deve ter experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos (foto: Daniel Antônio / Agência FAPESP)
Agência FAPESP – A FAPESP atualizou as Normas para Apresentação e Seleção de Propostas de Auxílio à Pesquisa Regular (APR). A revisão foi aprovada em reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP de 2 de julho de 2019 e publicada no site da FAPESP em www.fapesp.br/apr.
O Auxílio à Pesquisa Regular destina-se a apoiar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um pesquisador responsável com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. O solicitante deve ter vínculo empregatício com a instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, pública ou privada, proposta para sediar o projeto.
As solicitações de Auxílio à Pesquisa Regular devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, no endereço: www.fapesp.br/sage.
Além da nova redação do texto foram realizadas algumas alterações nas normas, com destaque para a exigência de que o pesquisador responsável tenha experiência demonstrada na liderança de projetos de pesquisa internacionalmente competitivos. Seu histórico acadêmico deve demonstrar experiência internacional em pesquisa após o doutoramento ou demonstrar participação ativa em redes internacionais de colaboração em pesquisa.
A revisão das normas também objetivou:
Descrever o processo de análise de Auxílios Regulares, demonstrando inclusive quais as deficiências mais comuns, ajudando os pesquisadores a formular propostas considerando questões que serão analisadas pela assessoria e pelas coordenações da FAPESP;
Padronizar a lista de documentos com os documentos que devem ser anexados na proposta no SAGe;
Referenciar as obrigações do pesquisador responsável e da instituição-sede com as cláusulas dos Termos de Outorga;
Atualizar o Roteiro sugerido para a formatação do Projeto de Pesquisa - Auxílio à Pesquisa Regular.
As normas atualizadas de Auxílio à Pesquisa Regular da FAPESP estão em: www.fapesp.br/apr.
Em caso de dúvidas, consulte o serviço Converse com a FAPESP: www.fapesp.br/converse.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.