Propostas serão recebidas até 25 de novembro (foto: Tatiana/Pixabay)
Objetivo da chamada é financiar a mobilidade de pesquisadores do Estado de São Paulo para a participação em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa
Objetivo da chamada é financiar a mobilidade de pesquisadores do Estado de São Paulo para a participação em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa
Propostas serão recebidas até 25 de novembro (foto: Tatiana/Pixabay)
Agência FAPESP –A convite do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPESP anuncia que receberá propostas no âmbito do acordo de implementação assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, vigente no atual programa Horizon Europe (2021-2027).
A chamada visa apoiar a mobilidade de pesquisadores do Estado de São Paulo para que integrem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês).
A Agência Executiva do ERC fornece uma lista de pesquisadores principais financiados e interessados em receber pesquisadores brasileiros nas suas equipes de pesquisa. Os interessados deverão seguir as orientações do ERC, disponíveis na chamada completa.
Para serem elegíveis à possiblidade de financiamento por parte da FAPESP, candidatos com vínculo empregatício com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo devem atender aos critérios de elegibilidade e demais normas da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE).
A BPE destina-se à realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior por até 12 meses consecutivos, improrrogáveis.
Caberá ao pesquisador paulista contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC para verificar a possibilidade de se juntar à equipe, bem como definir conjuntamente um plano de trabalho e condições relacionadas.
Tendo estabelecido as condições do estágio de pesquisa, o pesquisador do Estado de São Paulo deve enviar sua proposta ao Confap e também à FAPESP até a próxima segunda-feira (25/11).
A chamada com as instruções para submissão pode ser consultada em: fapesp.br/17160.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.