Pesquisadores da FGV, Mackenzie e IEA, entre outras, passam a compor as coordenações de Área e Adjuntas. Participação feminina avança (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

FAPESP amplia a representação de instituições nos quadros assessores
24 de maio de 2021

FAPESP amplia a representação de instituições nos quadros assessores

24 de maio de 2021

Agência FAPESP – Ao longo do último ano, a FAPESP promoveu uma série de mudanças nos quadros de pesquisadores que compõem as Coordenações de Área (CA) e as Coordenações Adjuntas (CADs) que assessoram a Diretoria no processo de análise de mérito das solicitações submetidas à Fundação.

Ao todo, 31 novos nomes passaram a integrar o quadro de 99 pesquisadores que formam as Coordenações de Área; outros 15 foram nomeados para as Coordenações Adjuntas, compostas por 25 pesquisadores.

“O nosso objetivo é alinhar as coordenações às novas demandas da Diretoria Científica nas diversas áreas de fomento e ampliar a participação das instituições de ensino e de pesquisa nos quadros assessores”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

Gustavo Dalpian e Anapatricia Vilha, da Universidade Federal do ABC (UFABC), por exemplo, passaram a integrar o quadro das Coordenações de Área de Física e Pesquisa para Inovação, respectivamente. Michelle Ratton Sanchez Badin, da Fundação Getúlio Vargas, e Paulo Boggio, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, foram indicados para a área de Ciências Humanas e Sociais.

Luciana Harumi Hashiba Horta, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); João Luiz Filgueiras de Azevedo, do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE-DCTA); Deisy das Graças de Souza, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Rui Monteiro de Barros Maciel, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também estão entre os novos nomes que compõem as Coordenações Adjuntas.

A representação feminina avançou de 17% para 48% nas Coordenações Adjuntas, permanecendo estável nas Coordenações de Área, com 43% de pesquisadoras e 57% de pesquisadores.

“A questão da equidade de gênero se coloca naturalmente, na medida em que as instituições paulistas contam com um número cada vez maior de pesquisadoras reconhecidas e dispostas a contribuir para que a Fundação siga sendo uma referência nacional e internacional no que diz respeito às políticas de fomento”, sublinha o diretor científico da FAPESP.