FAPESP adotará registro Orcid iD na submissão de propostas | AGÊNCIA FAPESP

FAPESP adotará registro Orcid iD na submissão de propostas Código de identificação digital de pesquisadores ajudará no monitoramento de publicações resultantes de projetos apoiados e facilitará a elaboração de relatórios de pesquisa, entre outras vantagens (imagem: reprodução)

FAPESP adotará registro Orcid iD na submissão de propostas

16 de agosto de 2021

Agência FAPESP – A FAPESP adotará o Open Researcher and Contributor ID (Orcid iD) para identificar bolsistas e pesquisadores e monitorar as publicações resultantes de projetos apoiados.Em breve, em data a ser previamente anunciada, todos que submeterem propostas no Sistema de Apoio à Gestão da Fundação (SAGe) terão que apresentar o número de seu Orcid iD.

Atualmente, a identificação é opcional. Dos cerca de 280 mil pesquisadores cadastrados no SAGe, 14% informaram o núméro de seu Orcid iD. No entanto, apenas 4% deste total autorizaram a integração entre os sistemas, digitando o login e a senha do Orcid iD em local específico do SAGe.

“Para a FAPESP, o uso do Orcid iD ajudará no processamento das submissões, no monitoramento das publicações e de outros resultados das pesquisas financiadas”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

Para o pesquisador, o uso do registro reduzirá o tempo de cadastramento no SAGe e facilitará a elaboração dos relatórios finais, além de permitir que o Sistema da FAPESP mantenha automaticamente um registro de todo o fomento recebido ao longo de sua carreira.

O Orcid iD é um código alfanumérico não proprietário de identificação digital de pesquisadores, vinculando-os à sua produção científica e aos programas de financiamento. A associação do registro individual com o trabalho publicado permite buscas automáticas, facilita o trabalho das agências de fomento, das instituições de pesquisa e do próprio pesquisador, além de evitar o risco de homonimato.

Adicionalmente, o Orcid iD – cujo registro é gratuito – pode ser utilizado como backup de informações acadêmicas relacionadas à carreira do pesquisador, em caso de indisponibilidade de plataformas públicas.

Identificadores como ResearcherID e Scopus ID já estão integrados ao Orcid iD, assim como as bases Web of Science (Thomson Reuters) e Scopus (Elsevier). Grupos editoriais como Springer-Nature, PNAS, PLOS, entre outros, utilizam o Orcid em seus processos de submissão e publicação de artigos. Também o DOI (Digital Object Identifier) está integrado ao Orcid, o que garante a atualização automática das publicações.

Grandes universidades norte-americanas (Harvard, Duke, Stanford, entre outras) e as três universidades estaduais paulistas (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista) já adotam o Orcid iD.

O registro Orcid deve ser criado no endereço https://orcid.org/. A FAPESP incentiva o cadastramento de pesquisadores no Orcid iD e a autorização para a integração deste cadastro com o SAGe. A integração completa SAGe-Orcid iD está em fase final de desenvolvimento e será oportunamente anunciada pela Fundação. 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados