FAPESP adota assinatura eletrônica para pesquisadores e bolsistas | AGÊNCIA FAPESP

FAPESP adota assinatura eletrônica para pesquisadores e bolsistas Ferramenta estará disponível para processos cujo despacho de concessão inicial tenha sido emitido a partir de hoje, 10 de fevereiro. Objetivo é simplificar a gestão administrativa dos projetos e garantir celeridade (imagem: reprodução)

FAPESP adota assinatura eletrônica para pesquisadores e bolsistas

10 de fevereiro de 2022

Agência FAPESP – Os beneficiários de bolsas e auxílios concedidos pela FAPESP, assim como os dirigentes/representantes legais das instituições às quais o processo estará vinculado, passarão a partir de hoje (10/02) a utilizar assinatura eletrônica nos Termos de Outorga e Aditivos, por meio de funcionalidade disponível no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

“Esse novo procedimento, em harmonia com a política de informatização e permanente aprimoramento das ações da Fundação, tem como objetivo principal simplificar a gestão administrativa dos projetos, garantindo maior celeridade e segurança aos pesquisadores e à FAPESP", afirma Fernando Menezes, diretor administrativo da Fundação.

A assinatura eletrônica – que substituirá a assinatura física de Termos de Outorga e Aditivos – deve ser realizada por meio do fornecimento da senha de acesso SAGe.

“Cada vez mais, o tempo é um fator decisivo na atividade humana e na competitividade de países e organizações. O custo de atividades-meio e nas formalizações requeridas em nosso país não pode ser aceito passivamente. Esta nova funcionalidade implantada pela FAPESP permitirá o início dos projetos em alguns dias. Um pequeno passo, que idealmente permitirá um grande avanço”, diz Luiz Eugênio Mello, diretor científico da FAPESP.

A ferramenta estará disponível para processos cujo despacho de concessão inicial tenha sido emitido a partir de hoje (10/02) e para aditivos referentes a solicitações de mudanças com despacho de aprovação emitidos também a partir desta data.

Para despachos iniciais ou despachos de alterações emitidos antes de 10 de fevereiro, os Termos de Outorga e Aditivos serão disponibilizados para assinatura ainda em formato físico, com a necessidade de envio do documento digitalizado à FAPESP. A data de emissão de despacho pode ser consultada pelos outorgados na opção “Histórico de Eventos”, do menu “Mais Informações” do processo no SAGe.

Na concessão inicial de bolsas e auxílios, os outorgados devem realizar o aceite da concessão no SAGe – para algumas modalidades de bolsa no país e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) também deve ser realizada a aprovação do aceite –, seguindo as orientações enviadas pela FAPESP por e-mail.

No aceite da concessão, os outorgados devem informar os dados (nome, cargo e função) de quem assinará o Termo de Outorga na condição de dirigente ou representante legal da instituição-sede do processo, que necessariamente já deverá ter seu cadastro completo preenchido no SAGe.

Um tutorial com o passo a passo para assinatura eletrônica está disponível em vídeo: https://youtu.be/QWUORzTt9R0.

As informações detalhadas podem ser consultadas no Manual de Assinatura Eletrônica, disponível no link “Manuais” no SAGe, na lista de “Manuais de Apoio aos Pesquisadores”.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados