Em 2008, todas as propostas de projetos de pesquisa enviadas à fundação mineira deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, sem a necessidade de cópia impressa
Em 2008, todas as propostas de projetos de pesquisa enviadas à fundação mineira deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, sem a necessidade de cópia impressa
Segundo a fundação mineira, isso já vale para os três primeiros editais lançados no ano: Universal, Manutenção de Equipamentos e Programa Pesquisador Mineiro.
A submissão deverá ser feita por meio do AgilFAP, ferramenta que permite o acompanhamento e avaliação dos projetos. Para se cadastrar, o pesquisador deve acessar http://agilfap.fapemig.br e seguir os passos indicados.
Para que os pesquisadores não encontrem dificuldades, algumas melhorias foram implementadas no sistema de submissão eletrônica. A equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Fapemig analisou os problemas ocorridos em 2007 e identificou, principalmente, complicações durante o envio de arquivos.
"Trabalhamos para solucionar esse tipo de problema e antecipar outros, garantindo tranqüilidade ao pesquisador na hora de enviar sua proposta", conta Marcelo Leonardo Sant’Ana de Almeida, chefe do DTI.
"O objetivo da Fapemig é conferir mais agilidade no recebimento e tramitação dos processos. Na fase de implantação do programa, é comum aparecerem alguns problemas, mas o sistema está sendo aperfeiçoado e muitas dificuldades que ocorreram no ano passado não existem mais", disse o diretor científico, Mario Neto Borges.
Segundo a Fapemig, o AgilFAP continuará a ser aprimorado ao longo de 2008 e a previsão é que, em 2009, a fundação já tenha um sistema mais completo, apto a atender a todas as demandas de uma agência de fomento.
A submissão eletrônica é recente na FAP mineira. Até 2006, todas as propostas eram encaminhadas em papel. Em 2007, o sistema começou a funcionar, mas, durante a fase de testes, os pesquisadores precisavam enviar o projeto pela internet e também uma cópia impressa pelos correios. Para 2008, fica valendo apenas a submissão eletrônica.
Além de uma tramitação mais ágil, o sistema garante maior segurança ao pesquisador. A submissão eletrônica foi mais uma forma encontrada pela Fapemig para modernizar seus processos. A Fundação conta, também, com o termo de outorga eletrônico, que permite a assinatura dos responsáveis a qualquer hora, de qualquer lugar.
Mais informações: www.fapemig.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.