Fapema lança Prêmio Ieda Cutrim Batista
04 de novembro de 2008

Objetivo é estimular produções teórico-científicas das relações de gênero que apontem soluções para as desigualdades entre homens e mulheres. Inscrições até 19 dezembro

Fapema lança Prêmio Ieda Cutrim Batista

Objetivo é estimular produções teórico-científicas das relações de gênero que apontem soluções para as desigualdades entre homens e mulheres. Inscrições até 19 dezembro

04 de novembro de 2008

 

Agência FAPESP – O Prêmio Professora Ieda Cutrim Batista foi lançado no dia 29 de outubro, em São Luís (MA), com a temática “Mulher, Ciência e Tecnologia”. O objetivo é estimular produções teórico-científicas das relações de gênero que apontem soluções para as desigualdades entre homens e mulheres.

Serão incentivados estudos ligados à questão de gênero e a construção de políticas públicas para o segmento. Serão premiados os estudantes de nível médio e de graduação, assim como os profissionais que desenvolvem trabalhos voltados para a temática.

A premiação é promovida pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e das secretarias de Estado da Mulher, da Educação e da Ciência e Tecnologia, além do Conselho Estadual da Mulher.

A iniciativa conta com as seguintes modalidades de participação: estudantes do ensino médio, em que serão premiadas as três melhores redações; estudantes de graduação, com prêmios para os três melhores artigos científicos; e profissionais graduados, que contemplará os três melhores artigos científicos.

As redações e artigos científicos deverão abordar o tema relações de gênero, mulheres e feminismos, considerando as interseções de classe social, raça, etnia, geração e sexualidade. Serão distribuídos R$ 18 mil em dinheiro.

O prazo para as inscrições termina no dia 19 dezembro e os trabalhos vencedores deverão ser divulgados em fevereiro de 2009.

O prêmio homenageia a assistente social e professora da Universidade Federal do Maranhão, Ieda Batista, militante de movimentos feministas, morta no início deste ano, que se dedicou à luta contra a violência, o machismo e a discriminação.

Mais informações: www.semu.ma.gov.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.