Objetivo é estimular o desenvolvimento de pesquisas nos Centros Técnicos e Operacionais do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Objetivo é estimular o desenvolvimento de pesquisas nos Centros Técnicos e Operacionais do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Agência FAPESP – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) abriu o prazo de inscrições para o Edital 012/2008, que seleciona pesquisadores para o Prosipam, o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo a Fapeam, o programa de fluxo contínuo destinará bolsas a doutores, mestres, graduados ou técnicos de nível médio. O objetivo do Prosipam é estimular e fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nos Centros Técnicos e Operacionais do Censipam (CTO), localizados em Manaus e Porto Velho. Os projetos devem contemplar temas ligados às atividades inerentes ao Censipam na região amazônica.
Os temas apontados no edital são “Meio Ambiente – Proteção Ambiental”; “Tecnologia de Informação – Telecomunicações”, “Sensoriamento Remoto – Radar Multipolarimétrico e Interferométrico Aerotransportado”, “Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas – Análise do Movimento Aéreo” e “Infra-Estrutura para dados”. Os quatro primeiros serão desenvolvidos no CTO Manaus e o último no CTO Porto Velho. Cada candidato só poderá apresentar projeto referente a uma área.
O Prosipam funciona por meio de convênio firmado entre a Fapeam, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect). Os recursos para execução do programa são de R$ 2 milhões.
Mais informações: www.fapeam.am.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.