Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas realiza seminário para apresentar resultados de projetos induzidos em 2001 e 2002, em áreas como saúde, energia, educação, agricultura e química
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas realiza seminário para apresentar resultados de projetos induzidos em 2001 e 2002, em áreas como saúde, energia, educação, agricultura e química
Entre as pesquisas, destaca-se um estudo de precipitação por meio de um sistema de radar meteorológico, instalado na capital alagoana, que permite emitir boletins de alerta pela Defesa Civil, em casos de tempestades, com até seis horas de antecedência. Outro destaque foi um estudo de plantas para o controle de doenças tropicais como a esquistossomose, em que os cientistas fizeram testes de 50 extratos de plantas com a cercária S. mansoni, observando que as da família Anonacea apresentaram forte atividade moluscidida e cercaricida.
No seminário, o presidente da Fapeal, José Marcio Lessa, também fez uma exposição sobre as principais ações da fundação em 2003, destacando os convênios assinados com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), nos programas Primeiros Projetos, Pronex, Desenvolvimento Regional e Bolsa de Iniciação Científica Júnior, que totalizam R$ 4,3 milhões em recursos.
O evento contou com a participação de Francisco Romeu Landi, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP e presidente do Fórum Nacional das FAPs, que falou sobre a importâncias das fundações estaduais de amparo à pesquisa no sistema de ciência e tecnologia dos Estados.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.