Bolsistas serão selecionados para competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP (foto: FameLab)

FameLab recebe inscrições até 11 de março
21 de fevereiro de 2018

Bolsistas serão selecionados para competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP

FameLab recebe inscrições até 11 de março

Bolsistas serão selecionados para competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP

21 de fevereiro de 2018

Bolsistas serão selecionados para competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP (foto: FameLab)

 

Agência FAPESP – A etapa brasileira da edição de 2018 do concurso internacional FameLab de comunicação científica está aberta para inscrições de estudantes até 11 de março. 

A chamada tem apoio da FAPESP e foi lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países.

A primeira edição do FameLab no Brasil ocorreu em 2016 como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council. Naquela oportunidade, apenas bolsistas FAPESP podiam se candidatar. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2017 outros parceiros aderiram à chamada, tornando o concurso de âmbito nacional.

O FameLab consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Os principais objetivos do concurso são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral.

Poderão se inscrever bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, com idade mínima de 21 anos e bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

Trinta finalistas selecionados participarão de uma etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em comunicação científica que os preparará para a semifinal. A etapa será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de abril.

A semifinal nacional (25/04), a Masterclass 2 (26/04) e a final nacional (27/04) também ocorrerão no Museu do Amanhã.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/chamadas/2018/famelab2018.pdf.

Assista a vídeo em que Felipe Costa, vencedor do FameLab Brasil 2017, convida candidatos para a edição deste ano da competição:

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.