Trinta candidatos são selecionados para treinamento intensivo, seguido da semifinal nacional, nos dias 23 e 24 de abril. Vencedor representará o Brasil na Inglaterra (foto: FameLab)

FameLab Brasil 2018 tem semifinalistas
11 de abril de 2018

Trinta candidatos são selecionados para treinamento intensivo, seguido da semifinal nacional, nos dias 23 e 24 de abril. Vencedor representará o Brasil na Inglaterra

FameLab Brasil 2018 tem semifinalistas

Trinta candidatos são selecionados para treinamento intensivo, seguido da semifinal nacional, nos dias 23 e 24 de abril. Vencedor representará o Brasil na Inglaterra

11 de abril de 2018

Trinta candidatos são selecionados para treinamento intensivo, seguido da semifinal nacional, nos dias 23 e 24 de abril. Vencedor representará o Brasil na Inglaterra (foto: FameLab)

 

Agência FAPESP – A FAPESP anunciou o resultado de uma chamada de propostas lançada para apoiar a participação de estudantes brasileiros na competição internacional FameLab de comunicação científica.

A chamada foi anunciada em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

Trinta candidatos foram selecionados e participarão de uma etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, em 23 de abril, seguida da semifinal nacional, em 24 de abril.

Desse grupo serão selecionados 10 finalistas, que participarão de um novo treinamento intensivo (Masterclass 2) com treinadora britânica (25/04) e de um terceiro treinamento (Masterclass 3) com treinador brasileiro expert em mídias sociais e com Felipe Lima, vencedor do FameLab Brasil 2017 (26/04). A final nacional será no dia 27 de abril. Os eventos ocorrerão no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países.

A primeira edição do FameLab no Brasil foi em 2016 como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council. Naquela oportunidade apenas bolsistas FAPESP puderam se candidatar. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2017 outros parceiros aderiram à chamada, tornando o concurso de âmbito nacional.

O FameLab consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Foram chamados a participar mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos em Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

Semifinalistas:

1. Agatha Ribeiro da Silva
2. Ana Cláudia Munhoz Bonassa
3. André Guimarães de Oliveira
4. Breno Souza Salgado
5. Bruno Bezerra Carneiro
6. Camilla Chaves Nunes de Oliveira
7. Danilo Micali Pereira
8. Flávia Rachel Moreira Lamarão
9. Guilherme Defante Telles
10. Hélio Lemes Costa Junior
11. Isabela Almeida Ramos
12. João Victor Cabral Costa
13. Julia Merçon Fernandes Moreira
14. Karolline Alves Viana
15. Laura Marise de Freitas
16. Leonardo Parreira Silva Nascimento
17. Lucas Rodolfo de Oliveira Rosa
18. Marcela Lopes Alves
19. Marcella Fernandes de Souza
20. Priscilla Andressa de Sousa Silva
21. Raimundo da Silva Soares Junior
22. Raquel Caserta Salviatto
23. Renan Mercuri Pinto
24. Renata Belisário
25. Ricardo Wesley Alberca Custódio
26. Rômulo Leão Silva Neris
27. Sandro Mario Von Matter de Moraes
28. Taris Maria Macedo de Santana
29. Túlio Eduardo Nogueira
30. Túlio José de Freitas Goes

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/chamadas/2018/famelab2018.pdf.

Mais informações: www.famelab.com.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.