Fábrica de transcrição
06 de janeiro de 2006

Sérgio Schenkman, coordenador do grupo que desvendou um mecanismo de reprodução usado pelo parasita causador da doença de Chagas, será o entrevistado desta semana no programa de rádio Pesquisa Brasil

Fábrica de transcrição

06 de janeiro de 2006

Agência FAPESP - Na etapa inicial de produção de proteínas, em vez de decodificarem um gene por vez, os parasitas da família do Trypanosoma cruzi lêem todos os genes ao mesmo tempo. Esse mecanismo pouco usual entre os parasitas foi desvendado no fim do ano passado por um grupo brasileiro.

Coordenados por Sérgio Schenkman, biólogos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificaram a região do núcleo onde se concentram centenas de cópias de um único gene, o SL (spliced leader ou seqüência líder), essencial para organizar essa aparente bagunça. Schenkman falará sobre avanço científico este fim de semana, em entrevista ao programa de rádio Pesquisa Brasil.

Entender com exatidão como o protozoário causador da doença de Chagas age dentro do organismo do seu hospedeiro, no caso o homem, é fundamental para que novas formas de combate à doença possam surgir. Apenas na América Latina, 18 milhões de pessoas são atingidas pelo problema.

Apresentado pela jornalista Tatiana Ferraz e com comentários de Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP, o programa terá outro assunto em destaque: a obra de Gilda de Mello e Souza, uma das principais pesquisadoras da área de estética e filosofia da arte.

Professora emérita da Universidade de São Paulo e mulher do crítico literário e professor Antônio Cândido, Gilda faleceu no dia 25 de dezembro de 2005, aos 86 anos. Entre as obras da pesquisadora podem ser destacadas: O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma (1979), Exercícios de leitura (1980), Os melhores poemas de Mário de Andrade. Seleção e apresentação (1988), O espírito das roupas: a moda no século XIX (1987), A idéia e o figurado (2005).

O programa Pesquisa Brasil é transmitido nos finais de semana pela Rádio Eldorado AM (700 khz), aos sábados, às 12h30 com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no site www.radioeldoradoam.com.br.

O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686. Os participantes concorrerão a uma assinatura semestral da revista Pesquisa FAPESP.