Mostra para que crianças explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos também estará na internet (Foto: Ciência na Rua)
Mostra para que crianças explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos também estará na internet
Mostra para que crianças explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos também estará na internet
Mostra para que crianças explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos também estará na internet (Foto: Ciência na Rua)
Agência FAPESP – Uma mostra física e virtual para que crianças de 7 a 10 anos explorem sensorialmente conceitos básicos e experiências ligadas a fenômenos ópticos instigantes e, ao mesmo tempo, presentes em seu cotidiano.
“Jogos de Luz” é o nome da exposição modular e itinerante, vinculada ao projeto Ciência na Rua, que foi inaugurada no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências, em Campinas, em 17 de outubro, data da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A exposição ficará por três meses na cidade, seguindo depois para São Paulo e Salvador.
Os experimentos que integram a mostra permitem às crianças brincar ou jogar com artefatos programados para trazer à cena a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida.
O projeto é financiado por meio de uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Instituto TIM e está sediado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp).
A exposição se distribui por dois ambientes, uma área clara e uma câmara escura, à qual as crianças terão acesso acompanhadas por monitores. Nos dois espaços, há nove experimentos/jogos, pensados e montados com a preocupação de familiarizar meninos e meninas com as noções de reflexão, refração, difração e interferência, e com demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais.
O ambiente virtual dos jogos de luz reproduz o físico e poderá ser acessado em breve por computador, tablet ou celular pelo site do projeto Ciência na Rua (www.ciencianarua.net).
A eficácia da mostra como ação de divulgação científica e o impacto de ferramentas virtuais na ampliação do alcance de exposições científicas presenciais serão avaliados por meio de uma pesquisa por amostragem dos efeitos da exposição sobre os usuários (presenciais ou digitais). A avaliação dos resultados se valerá de métricas de redes sociais.
A equipe técnica do projeto reúne professores dos Institutos de Física da Unicamp e da Universidade de São Paulo (USP-Leste). O Ciência na Rua, projeto de divulgação e jornalismo científico on-line, cujo braço de pesquisa está no Labjor-Unicamp, é o ambiente que abriga a parte virtual da exposição “Jogos de Luz”.
Exposição Jogos de Luz
Hall do Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC)
Parque Portugal/Lagoa do Taquaral (portão 5) – av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral
Mais informações: planetariocampinas.wixsite.com/planetario
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.