A visitação vai até 14 de junho, das 10h às 20h (imagem: divulgação)

Exposições
Exposição apresenta resultados artísticos de pesquisa feita na Cracolândia
03 de junho de 2024

Fruto de projeto apoiado pela FAPESP, mostra será inaugurada amanhã, no Espaço das Artes da USP; a entrada é franca

Exposições
Exposição apresenta resultados artísticos de pesquisa feita na Cracolândia

Fruto de projeto apoiado pela FAPESP, mostra será inaugurada amanhã, no Espaço das Artes da USP; a entrada é franca

03 de junho de 2024

A visitação vai até 14 de junho, das 10h às 20h (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes, apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), está organizando uma exposição de arte, ciência e tecnologia em parceria com o Núcleo de Estudos em Sonologia da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

Intitulada “Des-habitar Escutas: escuta em disputa na Cracolândia”, a mostra apresentará os resultados artísticos de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Sonologia da ECA-USP no contexto do INCT InterSCity, no território da Cracolândia, região central de São Paulo, entre 2023 e 2024.

“O INCT reuniu cerca de 40 cientistas e um pesquisador da área de arte/música. O foco principal do projeto é a resolução de problemas urbanos de grandes cidades, como São Paulo, por meio da ciência da computação, ciência de dados e a tecnologia da informação”, explica à Agência FAPESP Fábio Kon, coordenador do INCT e professor do IME-USP.

A mostra vai expor o resultado da pesquisa em arte e música que foi conduzida pelo grupo do professor da ECA Fernando Iazzetta, que inclui as pós-doutorandas Lílian Campesato e Valéria Muelas Bonafé.

“Ao longo de 2023 e 2024, Lílian e Valéria realizaram dezenas de entrevistas na região da Cracolândia, tanto com pessoas em situação de rua, usuários de drogas, quanto com pessoas do entorno, comerciantes, transeuntes, profissionais de música que frequentam a Escola de Música do Estado de São Paulo [Emesp] Tom Jobim e a Sala São Paulo, por exemplo. Nesse período, foram coletados imagens, sons, depoimentos e observações que levaram à criação artística que será apresentada nesta exposição”, detalha Kon.

Além do material artístico, a exposição também contará com uma sala com resultados científicos e tecnológicos do projeto. Em particular, serão apresentados resultados de subprojetos do INCT na área de saúde.

A exposição será inaugurada amanhã (04/06), no Espaço das Artes da USP. O evento, que vai das 18h às 21h, incluirá um pocket show com Laurah Cruz e Mc Docinho, artistas do território da Cracolândia, acompanhadas por músicos da Emesp Tom Jobim.

A visitação vai até 14 de junho, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. O endereço do Espaço das Artes é rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://interscity.org/events/des-habitar-escutas-exposicao-de-arte-ciencia-e-tecnologia/ .
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.