Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu (foto: Cecilia Bastos/USP Imagens)
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu (foto: Cecilia Bastos/USP Imagens)
Agência FAPESP – Quatro museus estatutários da Universidade de São Paulo (USP) se reuniram para elaborar o projeto de pesquisa “Coletar, identificar, processar e difundir: o ciclo curatorial e a produção de conhecimento”, com financiamento da FAPESP.
Aprovado em novembro de 2017, o projeto reuniu o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista, o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Museu de Zoologia, além do Instituto de Física, todos da USP, e o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A exposição “4 em 1 – Museus da USP” marca o encerramento das atividades desse grupo de pesquisa e foi preparada pelas instituições participantes para divulgar os processos de trabalho e o significado da curadoria em museus universitários, de acordo com informações da Comunicação Institucional do MAC-USP.
Ao longo de cinco anos o projeto investigou o ciclo curatorial que compreende uma série de procedimentos adotados pelos museus no trato de suas coleções, tais como a coleta ou aquisição, a identificação, o tratamento físico e informacional, e a sua difusão por meio de publicações, palestras, ações educativas e exposições.
O projeto buscou discutir de que modo cada uma das instituições de pesquisa lida com suas coleções, sejam obras de arte, objetos etnográficos, animais, livros, artefatos de uso cotidiano ou documentos textuais, tentando apontar suas particularidades, mas também os pontos em comum que os unem em suas diferentes especialidades. A exposição se inicia com um vídeo produzido pelo artista Tadeu Jungle que trata das noções de “museu” e “curadoria” e apresenta os quatro museus da USP.
Em seguida, os visitantes são convidados a observar quatro estudos de caso que mostram o tratamento dado por cada um dos museus a um ou mais objetos de suas coleções, de modo a apresentar, com objetos e documentos, as etapas fundamentais da curadoria: coletar, identificar, processar e difundir.
O projeto foi desenvolvido por pesquisadores principais e associados e por estudantes, em nível de pós-graduação, com o auxílio do corpo técnico das várias instituições. A equipe foi formada por 117 pessoas, distribuídas entre 12 subprojetos que constituíram estudos de casos capazes de evidenciar as várias dimensões do ciclo curatorial.
A exposição está aberta ao público no MAC até 19 de maio de 2024, de terça a domingo, das 10 às 21 horas. O endereço do MAC é av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo. A entrada é gratuita.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.