A exposição estará aberta até 30 de junho (imagem: divulgação)

Exposições
Exposição apresenta construções brasileiras na ditadura civil-militar
19 de março de 2024

Centro Maria Antonia da USP inaugura hoje a mostra “Paisagem e Poder: construções do Brasil em tempos de ditadura”

Exposições
Exposição apresenta construções brasileiras na ditadura civil-militar

Centro Maria Antonia da USP inaugura hoje a mostra “Paisagem e Poder: construções do Brasil em tempos de ditadura”

19 de março de 2024

A exposição estará aberta até 30 de junho (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Centro Maria Antonia da Universidade de São Paulo (USP) inaugura hoje (19/03), às 19 horas, “Paisagem e Poder: construções do Brasil em tempos de ditadura”, mostra documental que utiliza diversos suportes e tem o objetivo de discutir o ambiente construído no período da ditadura brasileira, que durou 21 anos.

A exposição procura refletir sobre as complexas e intensas transformações do território nacional em suas diversas escalas entre 1964 e 1985, a partir de documentação da época e material audiovisual.

Dividida em três eixos, a mostra trará documentação desses espaços com cadernos técnicos, revistas, correspondências, atas, boletins e jornais disponíveis no acervo do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil e em outras instituições e colecionadores. Haverá ainda a projeção de imagens e reprodução impressa de fotografias, desenhos, filmes, dispositivos e material digitalizado.

O primeiro eixo temático busca compreender as transformações na paisagem resultantes do poder na mão dos militares e da burocracia estatal, incluindo os marcos simbólicos do regime e os efeitos socioambientais derivados do modelo de desenvolvimento nacional adotado no país. No segundo, busca-se colocar em evidência o enorme desenvolvimento das engenharias, tecnologias, empresas e empreiteiras associadas a um amplo escopo de planejamento econômico-territorial.

E, no terceiro, coloca-se em questão quais as transformações e continuidades na forma do ambiente projetado e não projetado, construído e não construído, o que esses processos acarretam, da produção em série à autoafirmação de objetos únicos, com autoria reconhecida ou não.

A exposição estará aberta até 30 de junho e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. O endereço do Centro Maria Antonia fica na rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações pelo telefone (11) 3123-5202.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.