FAPESP anuncia na quinta (11) apoio ao novo Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada (foto: Luis Blanco/ A2Img)

Expomafe destaca a manufatura avançada
10 de maio de 2017

FAPESP anuncia na quinta (11) apoio ao novo Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada

Expomafe destaca a manufatura avançada

FAPESP anuncia na quinta (11) apoio ao novo Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada

10 de maio de 2017

FAPESP anuncia na quinta (11) apoio ao novo Centro de Pesquisa em Engenharia de Manufatura Avançada (foto: Luis Blanco/ A2Img)

 

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Foi inaugurada nesta terça-feira (9/5), em São Paulo, a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe). Na cerimônia de abertura, com a presença de Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, e de José Goldemberg, presidente da FAPESP, foi destacado o apoio da FAPESP para o desenvolvimento da manufatura avançada.

“O cantor Milton Nascimento disse que o artista tem de ir aonde o povo está. E uma fundação de amparo à pesquisa deve estar onde a indústria está. A FAPESP vai pôr recursos para estimular a manufatura avançada”, disse Alckmin na inauguração do evento que vai até o próximo sábado (13), no São Paulo Expo Exhibition and Convention Center.

Na próxima quinta-feira (11), a FAPESP anunciará na Expomafe a intenção de celebrar acordos de cooperação científica e tecnológica para criar novos Centros de Pesquisa em Engenharia nos temas de Manufatura Avançada. O anúncio será feito por Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da FAPESP.

A FAPESP receberá, pelo prazo de 90 dias, propostas de empresas ou consórcios de empresas interessados em celebrar acordos dessa natureza. O consórcio de empresas ou a empresa que vier a ser selecionado firmará com a FAPESP um acordo de cooperação. Em seguida, será lançada chamada para seleção de proposta para o Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada.

Os Centros de Pesquisa em Engenharia são unidades sediadas em universidades ou institutos de pesquisa e criadas com financiamento da FAPESP em parceria com empresas. Atualmente, a FAPESP apoia cinco outros Centros, em parceria com GSK, Peugeot-Citroën, BG/Shell e Natura.

Os Centros de Pesquisa em Engenharia são uma adaptação – para a pesquisa colaborativa com empresas – do programa CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), que conta atualmente com 17 centros.

No Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada será feito o desenvolvimento e a utilização de tecnologias que viabilizem a otimização das plantas fabris e a extensão de aplicações integradas em toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto.

Um exemplo de como essas inovações podem funcionar está presente na Expomafe. Em um dos estandes foi instalado o Demonstrador de Manufatura Avançada, uma linha de montagem que executa as operações de forma coordenada e totalmente autônoma.

Na linha de demonstração, serão produzidas 600 unidades de porta-celulares customizados. Com isso, o visitante poderá ver o funcionamento de uma fábrica que apresenta mecanismos da indústria 4.0, como a customização.

Os produtos serão fabricados a partir de um pedido feito pelo QR-Code oferecido aos visitantes. O sistema faz a leitura do código enviado por e-mail na tela do smartphone do visitante, que pode escolher a cor e o modelo do porta-celular. Por fim, o visitante se identifica pelo mesmo QR-Code para retirar de um braço mecânico seu produto personalizado.

O projeto foi desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em parceria e com o apoio de 20 empresas, seis startups, o Senai-SP, o Instituto Mauá de Tecnologia, o Centro Universitário FEI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a FAPESP.

Uma das startups é a VirtualCAE, empresa de soluções especializadas em CAE (Computer Aided Engineering). A empresa está na Expomafe apresentando produtos como o Virtual Pyxis, um software para análise de otimização topológica cujo desenvolvimento tem apoio da FAPESP por meio do programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Durante a visita de Alckmin ao espaço da Abimaq para as startups, Leandro Garbin, diretor comercial da VirtualCAE, fez questão de destacar ao governador a importância do apoio da FAPESP para a empresa.

No dia 12, na Expomafe, haverá palestra, às 12h30, de Elson Longo e Ernesto Chaves Pereira, pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um CEPID da FAPESP. O tema da palestra será “Como agregar valor ao seu produto utilizando conhecimento dos cientistas”.

Mais informações: www.expomafe.com.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.