Experiências de sucesso em Campinas
08 de agosto de 2003

O seminário "Museus de Ciências – algumas experiências e um projeto para Campinas" pretende mostrar como funcionam os principais centros interativos de ciência em todo o mundo

Experiências de sucesso em Campinas

O seminário "Museus de Ciências – algumas experiências e um projeto para Campinas" pretende mostrar como funcionam os principais centros interativos de ciência em todo o mundo

08 de agosto de 2003

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - O seminário "Museus de Ciências - algumas experiências e um projeto para Campinas" aconteceu neste sábado (9/8), no auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o propósito de divulgar experiências bem sucedidas de museus e centros interativos de ciência em todo o mundo.

"Como ainda estamos começando a estudar a possibilidade de implementar um museu de Ciência em Campinas, a melhor maneira de começar algo novo foi promover um evento como esse para aprendermos com quem tem muita experiência no assunto", disse Marcelo Knobel, professor do Instituto de Física da Unicamp e um dos organizadores do evento, à Agência FAPESP.

Estiveram em Campinas alguns dos maiores especialistas na área. Na lista, nomes como o de Jorge Wagensberg, diretor do Museu de Ciências de Barcelona (Espanha), Jorge Padilha, diretor do Centro de Ciência Explora (México) e Peter Giles, presidente do Museu de Inovação em San José (Califórnia-EUA).

"Nós os chamamos para discutir questões interessantes sobre o modelo de museu de Ciência adotado em diversos países. O objetivo é entender o que esses espaços de divulgação científica podem trazer de importante para a comunidade", disse Knobel.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, professor Rubens Maciel Filho, apresentou um plano de ação para a instalação de um museu em Campinas, propondo, em um primeiro momento, a ampliação e reestruturação do Museu Dinâmico de Ciências, que fica na Lagoa do Taquaral.

A idéia é criar um museu interativo comparável aos melhores do mundo, por meio de uma parceria entre a Unicamp, a Prefeitura de Campinas e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Maiores informações no site www.preac.unicamp.br/mc.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.