Exames digitais
16 de agosto de 2005

Unifesp inaugura Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas para diagnósticos por meio da interpretação de imagens digitais. Laboratório irá servir também para a formação e treinamento de especialistas

Exames digitais

Unifesp inaugura Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas para diagnósticos por meio da interpretação de imagens digitais. Laboratório irá servir também para a formação e treinamento de especialistas

16 de agosto de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Equipamentos capazes de apresentar diagnósticos precisos por meio da interpretação de imagens digitalizadas. Essa é a novidade do Laboratório de Qualificação de Imagens Médicas (QuallM), inaugurado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na semana passada.

O laboratório está instalado na Coordenadoria de Física e Higiene das Radiações (CFHR), do Departamento de Diagnóstico por Imagem (DDI) da Unifesp, em São Paulo. "A idéia é reunir equipamentos e profissionais qualificados em uma área destinada a dar suporte aos estudos em radiologia digital, além de promover a formação de novos pesquisadores na área", definiu Jacob Szejnfeld, Chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagens (DDI), em entrevista à Agência FAPESP.

O QuallM será utilizado para a interpretação de sistemas de armazenamento e transmissão de imagens médicas, além de estar apto para testar a qualidade de monitores que empregam tecnologia de ponta. "A mamografia, por exemplo, exige imagens de alta qualidade. As microcalcificações que o exame revela se traduzem em suspeita de câncer. Por isso, o QuallM irá analisar a qualidade das imagens dos mamógrafos digitais", explica Szejnfeld.

Além de tornar o laboratório um centro de referência na qualificação de imagens para diferentes aplicações médicas, os pesquisadores pretendem intensificar o treinamento de especialistas na área, sejam eles da Unifesp ou de outras instituições de ensino e pesquisa.

"A idéia é dar suporte, consultoria e promover a formação de novos recursos humanos em radiologia digital. O laboratório está aberto à comunidade para a troca de informações e para o desenvolvimento de projetos integrados", conta Szejnfeld.

O QuallM foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com apoio da Fundação de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.