Estudos quânticos na praia
01 de dezembro de 2003

Cinqüenta jovens físicos de diversos países reúnem-se com cientistas renomados em hotel em Búzios (RJ) para curso sobre informação quântica, área da física que estuda a possibilidade de realizar operações lógicas, transmitir e armazenar informações com base nas propriedades de átomos e moléculas

Estudos quânticos na praia

01 de dezembro de 2003

Por Ricardo Zorzetto, da revista Pesquisa FAPESP

Desde domingo (30/11), 50 jovens físicos de diversos países deixaram seus computadores e laboratórios para se reunirem num hotel na cidade praiana de Búzios, distante 190 quilômetros a leste do Rio de Janeiro.

Durante duas semanas, esses jovens pesquisadores – alunos que estão concluindo doutorado ou jovens doutores, metade dos Estados Unidos e a outra metade da América Latina – assistirão a 14 cursos sobre informação quântica, área da física que estuda a possibilidade de realizar operações lógicas (cálculos), transmitir e armazenar informações com base nas propriedades de átomos e moléculas.

O evento The Pan American Advanced Studies Institute on the Physics of Information terá palestras de respeitados pesquisadores de informação quântica, como o químico norte-americano Charles Bennet, da IBM, que nos anos 70 mostrou ser possível realizar operações reversíveis com átomos, ou ainda Rainer Blatt, cuja equipe da Universidade de Innsbruck, na Áustria, conseguiu em 2002 a primeira operação num computador quântico.

"A idéia é que esses cursos sirvam de ponto de partida para colaborações futuras entre esses jovens físicos", diz Luiz Davidovich, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos organizadores do evento que termina no dia 14.

Os cursos integram a Escola de Física da Informação, parte do programa Pan-american Advanced Studies Institutes (Pasi), financiado pela National Science Foundation e pelo Departamento de Energia, ambos do governo americano.

Em paralelo, trabalhos recentes de físicos dessa área serão apresentados na Oficina sobre Informação Quântica, financiada pelo Instituto do Milênio de Informação Quântica, pelo Centro Latino-Americano de Física e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Mais informações: http://omnis.if.ufrj.br/~pasi2003