Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, visa coletar dados primários durante a pandemia para criar um repositório que sirva como base para estudos futuros. Resultado da análise comparada será divulgado em livro (imagem: Wikimedia Commons)

Estudo internacional vai comparar como os países responderam à COVID-19
22 de junho de 2020
EN ES

Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, visa coletar dados primários durante a pandemia para criar um repositório que sirva como base para estudos futuros. Resultado da análise comparada será divulgado em livro

Estudo internacional vai comparar como os países responderam à COVID-19

Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, visa coletar dados primários durante a pandemia para criar um repositório que sirva como base para estudos futuros. Resultado da análise comparada será divulgado em livro

22 de junho de 2020
EN ES

Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, visa coletar dados primários durante a pandemia para criar um repositório que sirva como base para estudos futuros. Resultado da análise comparada será divulgado em livro (imagem: Wikimedia Commons)

 

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – A eficácia da resposta dos países à COVID-19 tem sido medida pelo número de casos e de mortes pela doença, assim como pelo “achatamento da curva” – termo que já se tornou famoso e faz referência à necessidade de retardar a disseminação do novo coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde. No entanto, um grupo internacional de pesquisadores pretende ir além desses indicadores e discutir como e por que os países adotaram determinadas estratégias para enfrentar a pandemia e, assim, entender o que possibilitou ou impediu que suas respostas fossem bem-sucedidas.

O estudo, apoiado pela FAPESP e coordenado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, vai virar um livro com análises comparativas entre países e regiões. O projeto prevê ainda a coleta de dados primários durante a pandemia e a criação de um repositório que sirva como base para estudos futuros – com informações coletadas de jornais, mapeamento dos principais atores políticos, comunicação dos governos e sobre como foram formuladas as políticas públicas.

“Vou colaborar com a análise comparativa entre todos os países e também com o capítulo sobre o modo de enfrentamento brasileiro. O Brasil tinha tudo para dar uma boa resposta à pandemia, mas, infelizmente, não o fez. Temos infraestrutura de pesquisa e saúde relativamente robustas, além de um histórico positivo de combate a epidemias, como as causadas pelos vírus HIV, da Aids, e zika. Talvez um dos principais problemas tenha sido o negacionismo científico, que já vinha sendo bem pavimentado com a negação das mudanças climáticas", afirma Elize Massard da Fonseca, professora do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora da pesquisa.

De acordo com Fonseca, desde o ano passado ações no âmbito das relações internacionais e também problemas com a divulgação dos dados de desmatamento já haviam sinalizado um certo descrédito em relação à ciência. “É possível notar semelhanças entre a condução da pandemia e do meio ambiente. Já havia um discurso contrário à questão climática e era dada uma maior importância ao eventual desenvolvimento econômico da Amazônia do que à conservação. São discursos parecidos de desprezo à ciência e de uma hipotética oposição desses fatores à economia, algo que em nenhum dos casos tem fundamento estabelecido”, diz.

A questão dos dados é outro problema, que se tornou central, de acordo com a pesquisadora. “Informações confiáveis são essenciais para o planejamento e a transferência de recursos em saúde. No caso da COVID-19, isso é ainda mais importante. É preciso ter dados quase em tempo real para a tomada de decisões rápidas, como o afrouxamento da quarentena ou a compra de equipamentos”, diz à Agência FAPESP.

Segundo a pesquisadora, o país sempre dispôs, desde a redemocratização, de dados epidemiológicos e de vigilância sanitária confiáveis, que permitiam mapear as diferenças e as necessidades regionais – entre elas as relacionadas ao enfrentamento de doenças e epidemias como a Aids.

“Temos vários sistemas de informação e monitoramento de doença infecciosa regionalizados que incluem informações de planejamento. Com isso, já se sabia quais regiões teriam maior dificuldade de enfrentar a pandemia e, a partir dos dados contidos nesses sistemas de informação tão completos, desenhar políticas públicas específicas para essas regiões”, diz.

A pesquisadora ressalta que, embora exista muita dificuldade para obter dados, uma das vantagens de fazer pesquisa no Brasil está na confiabilidade das informações disponíveis. “Esse período é uma exceção no Ministério da Saúde, que, desde a redemocratização, tem sido composto por um quadro bastante técnico, apesar de serem, em muitos casos, cargos de confiança. Isso não é achismo, é baseado em dado de pesquisa do nosso grupo, que tem levantado o perfil de ministros, secretários e diretores de áreas desde os anos 1980. São quadros que tendem a ser da área de saúde, que conhecem o sistema de saúde e entendem a importância e a necessidade desses dados”, diz.

No olho do furacão

O primeiro artigo do projeto de pesquisa foi publicado na revista Global Public Health em que os pesquisadores argumentam ser impossível compreender os efeitos das diferentes respostas à pandemia sem a análise aprofundada do cenário político e das políticas públicas adotadas pelos países.

Dessa forma, de acordo com os pesquisadores, a metodologia de análise do estudo envolve inicialmente quatro questões como principais influenciadoras para o enfrentamento da COVID-19: histórico de resposta a epidemias e crises sanitárias anteriores, capacidades estatais (por exemplo, robustez dos sistemas de vigilância epidemiológica) e o nível de coordenação entre as unidades federativas do país e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outros quesitos que serão abordados nas análises por países são a comunicação, o regime de governo (autoritário ou democrático) e o tipo de política social adotado para enfrentar a crise econômica que vem acoplada à crise sanitária.

“As medidas de enfrentamento adotadas tendem a ser parecidas por causa do perfil da doença, pelas recomendações da OMS e pela observação do que funcionou nos primeiros países afetados pela epidemia, como a quarentena em Wuhan, a testagem em massa e o rastreamento adotados na Coreia do Sul. Vamos tentar entender o que funcionou de acordo com as características dos países e fazer uma análise comparada, entendendo que tipo de variáveis regionais ou institucionais é possível identificar entre esses países”, diz à Agência FAPESP.

Curiosamente, mostrou a pesquisadora, países que tiveram ações desastradas no passado têm demonstrado hoje melhor capacidade de resposta. “Um exemplo é a África do Sul, que deu uma resposta muito ruim à epidemia de Aids no passado, quando o presidente à época chegou a negar a importância de políticas públicas de enfrentamento. Anos depois, em outra epidemia, o país tem demostrado uma resposta relativamente boa”, diz.

A despeito de a análise de resposta a uma pandemia, com possíveis ressurgências e novas ondas, exigir certo distanciamento temporal, existe também urgência em coletar dados primários e identificar explicações para o sucesso ou insucesso no combate à COVID-19.

“É um momento muito difícil para fazer qualquer análise, estamos no olho do furacão e com tudo acontecendo ao mesmo tempo. Qualquer tentativa de analisar crises e fazer pesquisa em ciências sociais exige certo distanciamento. Portanto, esse trabalho é um grande desafio, é um fenômeno dinâmico demais que muda a todo o tempo. No entanto, não deixa de ser importante por conseguirmos coletar dados primários que são de extrema importância e também por sermos um dos primeiros grupos do Brasil a participar desses estudos comparativos, cuja expectativa é explicar o que está acontecendo”, diz.

O artigo The comparative politics of COVID-19: The need to understand government responses (doi: 10.1080/17441692.2020.1783340), de Scott L. Greer, Elizabeth J. King, Elize Massard da Fonseca & Andre Peralta-Santos, pode ser lido em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17441692.2020.1783340"_.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.