Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole analisaram os instrumentos do Plano Diretor Estratégico da capital com foco na habitação para baixa renda e na redução da desigualdade de acesso a oportunidades de trabalho (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Estudo evidencia a desigualdade na acessibilidade a emprego entre ricos e pobres na cidade de São Paulo
15 de setembro de 2021

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole analisaram os instrumentos do Plano Diretor Estratégico da capital com foco na habitação para baixa renda e na redução da desigualdade de acesso a oportunidades de trabalho

Estudo evidencia a desigualdade na acessibilidade a emprego entre ricos e pobres na cidade de São Paulo

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole analisaram os instrumentos do Plano Diretor Estratégico da capital com foco na habitação para baixa renda e na redução da desigualdade de acesso a oportunidades de trabalho

15 de setembro de 2021

Pesquisadores do Centro de Estudos da Metrópole analisaram os instrumentos do Plano Diretor Estratégico da capital com foco na habitação para baixa renda e na redução da desigualdade de acesso a oportunidades de trabalho (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

Agência FAPESP – Conseguir chegar ao trabalho em até 60 minutos usando transporte público é um privilégio para poucos na cidade de São Paulo. Cerca de metade desses empregos está acessível para apenas 16% das famílias da capital. Dentro desse grupo, 44% têm renda familiar acima de dez salários mínimos e somente 20%, abaixo de três salários mínimos.

Os dados constam em um documento intitulado “Acesso à cidade, transportes e habitação”, divulgado na segunda-feira (13/09) pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

O levantamento foi elaborado por Beatriz Moura dos Santos, consultora de mobilidade urbana e gênero, e Mariana Giannotti, pesquisadora do CEM e professora da Escola Politécnica (Poli-USP). As autoras analisaram os instrumentos do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo com foco na habitação para baixa renda e na redução da desigualdade de acesso a oportunidades. Calcularam o indicador de acessibilidade levando em conta três variáveis: a localização das oportunidades (os postos de trabalho), a localização das residências e o tempo de viagem entre ambos. A partir desse indicador, puderam mapear, por exemplo, a predominância de famílias por classe e a acessibilidade a empregos na cidade.

O mapa mostra que áreas em que predominam famílias de menor renda apresentam os menores níveis de acessibilidade a empregos. Não por acaso, os bairros mais periféricos são os que apresentam os indicadores mais baixos.

Segundo as pesquisadoras, há três medidas possíveis para ampliar o acesso da população de renda baixa às oportunidades de trabalho: aumentar a quantidade e descentralizar os postos de trabalho, criando subcentralidades mais próximas aos locais de moradia; incentivar o adensamento, aumentando o número de pessoas vivendo em áreas com alta concentração de empregos; e ampliar a rede do sistema de transporte. “Diferentes instrumentos regulamentados pelo PDE podem viabilizar o aumento da acessibilidade”, afirmam no texto.

O documento integra um conjunto de estudos, publicados semanalmente pelo CEM, que aborda aspectos do planejamento municipal, como o parque imobiliário, a mobilidade, a participação social e o orçamento. Essa sequência de trabalhos visa informar os debates sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico em curso, bem como as discussões que serão promovidas pelo Fórum SP 21, que ocorrerá entre 21 e 30 de setembro com o objetivo de analisar o planejamento urbano da cidade de São Paulo. O CEM é um dos apoiadores do evento.

Mais informações sobre o tema estão disponíveis no site do Fórum SP 21. A íntegra da nota técnica “Acesso à cidade, transportes e habitação” pode ser acessada em: centrodametropole.fflch.usp.br/sites/centrodametropole.fflch.usp.br/files/cem_na_midia_anexos/10-nota_tecnica_acesso_habitacao_transporte.pdf.
 

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