Prêmio foi entre pela ministra Luciana Santos (à esq.) em dezembro (foto: divulgação)
Vitor Ribeiro de Almeida Reis é graduando em biotecnologia na USP de São Carlos e Henrique Luis Piva cursa doutorado na USP de Ribeirão Preto
Vitor Ribeiro de Almeida Reis é graduando em biotecnologia na USP de São Carlos e Henrique Luis Piva cursa doutorado na USP de Ribeirão Preto
Prêmio foi entre pela ministra Luciana Santos (à esq.) em dezembro (foto: divulgação)
Agência FAPESP – Vitor Ribeiro de Almeida Reis, graduando em biotecnologia pela Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), e Henrique Luis Piva, doutorando na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), estão entre os homenageados pela 17ª edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Os prêmios foram entregues no fim de 2024.
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a premiação busca reconhecer e incentivar jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países-membros e associados ao Mercosul.
Para 2024, o tema escolhido foi “Nanotecnologia Aplicada à Saúde”, com as seguintes linhas de pesquisa: sistemas de diagnóstico, monitoramento e/ou tratamento de câncer baseados em nanotecnologia; sistemas de monitoramento e tratamento do diabetes baseados em nanotecnologia; sistemas de diagnóstico, monitoramento, prevenção e tratamento de doenças negligenciadas baseados em nanotecnologia; soluções baseadas em nanotecnologia para equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva; e iniciativas de nanotecnologia para o combate à pandemia de COVID-19.
A premiação contempla cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Na 17ª edição foram recebidas 130 inscrições.
Reis, ex-bolsista da FAPESP, conquistou o primeiro lugar na categoria Estudante Universitário. Seu projeto visa o desenvolvimento de testes rápidos nanoestruturados para detecção diferencial de tuberculose e pneumonia.
Piva recebeu menção honrosa na categoria Jovem Pesquisador. O doutorando está desenvolvendo pesquisa apoiada pela FAPESP que busca criar uma biotinta para impressão em 3D de scaffolds (estruturas) para regeneração de cartilagens.
A lista completa dos vencedores e menções honrosas está disponível na página do MCTI.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.