Estradas mais inteligentes à frente
20 de maio de 2025

Os desafios da mobilidade conectada e o papel do aprendizado de máquina nos transportes serão debatidos na USP de São Carlos

Estradas mais inteligentes à frente

Os desafios da mobilidade conectada e o papel do aprendizado de máquina nos transportes serão debatidos na USP de São Carlos

20 de maio de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) convidou o professor Robson Eduardo de Grande, da Brock University, do Canadá, para apresentar amanhã (21/05) a palestra “Estradas mais inteligentes à frente: comunicação orientada por dados e modelagem de mobilidade para inteligência veicular”. Haverá transmissão on-line ao vivo.

Durante o evento, o palestrante abordará os desafios enfrentados por veículos conectados em ambientes de alta mobilidade, como as rápidas mudanças na topologia das redes, que impactam o desempenho de sistemas críticos em tempo real.

Também discutirá como avançadas técnicas de aprendizado de máquina estão sendo utilizadas para adaptar estratégias de comunicação, otimizar o tráfego de rede e melhorar o uso de recursos, consolidando as bases para sistemas de transporte inteligentes do futuro.

Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado às 10h10, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, localizado no bloco 6 do ICMC-USP, na av. Trab. São Carlense, 400, Centro, São Carlos, SP.

O público interessado deve se inscrever por formulário on-line. A transmissão ao vivo será feita pelo canal ICMC TV no YouTube.

Mais informações: https://cpipcd.icmc.usp.br/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.