Estado lança Agenda do Desenvolvimento Tecnológico 2004 e investe na inauguração de infra-estrutura tecnológica, na criação de política de desenvolvimento para o setor e na realização de eventos de inovação
Estado lança Agenda do Desenvolvimento Tecnológico 2004 e investe na inauguração de infra-estrutura tecnológica, na criação de política de desenvolvimento para o setor e na realização de eventos de inovação
A Agenda tem cinco linhas de atuação: conexões internacionais de negócios; destino da inovação tecnológica; tecnologia em toda parte; infra-estrutura cientifica e tecnológica; e tecnologia e arranjos produtivos. Entre as ações previstas, estão as inaugurações do Centro Tecnológico do Vinho, no São Francisco, e do Centro Tecnológico do Gesso, no Araripe.
Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, o objetivo dos centros é desenvolver arranjos produtivos estratégicos por meio de educação profissional, inovação tecnológica e estímulo ao empreendedorismo. Outro iniciativa prevista é a inauguração do Espaço Ciência, que será a maior área de divulgação científica ao ar livre do Brasil, com 120 mil metros quadrados.
Com a Agenda, o Estado pretende sediar quatro eventos nacionais e cinco internacionais em 2004. Dois dos principais eventos de inovação tecnológica do país, os seminários da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec) e da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), serão realizados em Pernambuco. Além disso, a Agenda agrega o Venture Fórum Finep, o Congresso Internacional de Propriedade Intelectual e a Infonordeste.
O Porto Digital, maior parque tecnológico urbano do país, coordenará workshops para empresários pernambucanos com o objetivo de mostrar soluções tecnológicas aos arranjos produtivos locais, como vitivinicultura, gesso, moda e caprino-ovinocultura, gerando maior competitividade e produtividade. Nesses workshops, serão realizadas ainda rodadas de negócios do Sebrae-PE.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.