Virgilio Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG (foto: Léo Ramos Chaves / Pesquisa FAPESP)
Professor emérito da UFMG receberá a homenagem da Fundação Conrado Wessel em outubro
Professor emérito da UFMG receberá a homenagem da Fundação Conrado Wessel em outubro
Virgilio Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG (foto: Léo Ramos Chaves / Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP – Virgilio Augusto Fernandes Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial, é o vencedor do Prêmio FCW de Ciência 2023, que teve como foco a área de ciência da computação. A premiação é promovida desde 2002 pela Fundação Conrado Wessel com o objetivo de homenagear pesquisadores com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico do país.
Virgilio Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Harvard University. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Formou-se engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-RJ e doutorado em ciência da computação pela Vanderbilt University. Seus interesses atuais em pesquisa são especialmente o impacto social dos algoritmos e governança e políticas públicas para tecnologias digitais.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em outubro, na capital paulista. Mais informações estão disponíveis em: www.fcw.org.br/ciencia.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.