FAPESP anuncia nova modalidade para apoiar organização de cursos em temas avançados em ciência e tecnologia (Foto: Eduardo Cesar)

Escolas de Ciência avançada
06 de outubro de 2009

FAPESP anuncia nova modalidade para apoiar organização de cursos em temas avançados em ciência e tecnologia

Escolas de Ciência avançada

FAPESP anuncia nova modalidade para apoiar organização de cursos em temas avançados em ciência e tecnologia

06 de outubro de 2009

FAPESP anuncia nova modalidade para apoiar organização de cursos em temas avançados em ciência e tecnologia (Foto: Eduardo Cesar)

 

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia nova modalidade de fomento que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em temas avançados em ciência e tecnologia. Na modalidade, intitulada Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), os cursos poderão ser em qualquer área do conhecimento e realizados no Estado de São Paulo.

O objetivo da Escola São Paulo de Ciência Avançada – opção inserida em Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião (ou Evento) Científica – é criar a oportunidade para que cientistas de São Paulo organizem eventos que tragam ao estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e debatendo temas avançados da ciência.

A expectativa da FAPESP é que esse tipo de evento contribua para a atração de talentos e para a visibilidade internacional da pesquisa no Estado de São Paulo.

Espera-se que dentre os convidados para apresentar minicursos ou palestras sejam incluídos pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por recebimento de prêmios científicos de destaque, publicações de impacto reconhecido e liderança em organizações de destaque internacional.

Os candidatos devem ser estudantes, em cursos no Brasil ou no exterior, de pós-graduação, em final de curso de doutorado ou em final de curso de graduação, potenciais candidatos aos cursos de mestrado, doutorado ou estágios de pós-doutores em instituições de ensino superior e pesquisa no São Paulo. Também serão aceitos jovens doutores.

Cada Escola deve ter uma programação de palestras ou minicursos com professores do Estado de São Paulo e estrangeiros convidados. Os mini-cursos e palestras deverão promover discussões sobre temas de fronteira. Além de participar dos minicursos os estudantes selecionados terão oportunidade de apresentar aos colegas, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas. Espera-se que cada ESPCA receba até 100 estudantes.

Serão priorizadas as propostas que apresentarem participação intensa de estudantes de outros países.

As solicitações deverão ser submetidas por pesquisadores doutores semestralmente para análise, atendendo a chamadas de propostas. A primeira chamada, simultânea ao lançamento da modalidade, aceita submissão de propostas até o dia 6 de novembro de 2009. As Escolas selecionadas deverão realizar seus cursos no primeiro semestre de 2010, a partir do mês de abril.

 

A submissão de propostas deverá ser feita por formulários em papel conforme instruções em www.fapesp.br/espca.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.