As inscrições vão até 19 de abril (foto: Freepik*)
Iniciativa oferece a estudantes do ensino médio aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório, armazenamento e descarte de resíduos
Iniciativa oferece a estudantes do ensino médio aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório, armazenamento e descarte de resíduos
As inscrições vão até 19 de abril (foto: Freepik*)
Agência FAPESP – Estão abertas, até 19 de abril, as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan. O projeto é direcionado a alunos matriculados a partir do segundo ano do ensino médio.
O programa Cientista Mirim oferece aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante.
Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes na atual edição: Laboratório da Dor e Sinalização; Laboratório de Coleções Zoológicas; Laboratório de Bacteriologia; Laboratório de Genética; Laboratório de Herpetologia; Laboratório de Fisiopatologia; Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares” (CENTD); Laboratório de Toxinologia Aplicada; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Imunopatologia; e Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. O CENTD é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e GlaxoSmithKlein (GSK).
Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscrever suas pesquisas em congressos externos.
Os interessados devem se inscrever por formulário disponível na página do programa.
O processo seletivo é dividido em duas etapas. Na primeira, o estudante deve enviar a média aritmética simples das notas de biologia, química, matemática e português informadas no boletim escolar de 2023, carta de recomendação fornecida pelo professor ou professora da disciplina de biologia e também carta de motivação escrita pelo aluno.
Os candidatos aprovados para a segunda fase devem realizar, por fim, uma entrevista. O resultado final e a convocação para matrícula serão divulgados em 31 de maio.
Após aprovação, os Cientistas Mirins deverão cumprir uma carga horária de 144 horas, dividida em seis meses a partir da data de ingresso. Cada estudante deverá frequentar o programa dois dias por semana, dedicando-se por três horas em cada um deles. As datas e horários do curso devem respeitar o cronograma escolar dos adolescentes.
Mais informações: https://tinyurl.com/n3k6fvb2.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.