Evento na USP vai debater meios de fazer diplomacia por meio da ciência, com a apresentação de casos de sucesso. Inscrições abertas até 5 de maio (imagem: Pixabay)

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação
30 de abril de 2019

Evento na USP vai debater meios de fazer diplomacia por meio da ciência, com a apresentação de casos de sucesso. Inscrições abertas até 5 de maio

Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação

Evento na USP vai debater meios de fazer diplomacia por meio da ciência, com a apresentação de casos de sucesso. Inscrições abertas até 5 de maio

30 de abril de 2019

Evento na USP vai debater meios de fazer diplomacia por meio da ciência, com a apresentação de casos de sucesso. Inscrições abertas até 5 de maio (imagem: Pixabay)

 

José Tadeu Arantes  |  Agência FAPESP – Estão abertas, até 5 de maio de 2019, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação (InnSciD SP), que será realizada na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 21 e 30 de agosto.

O evento conta com apoio da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). O público-alvo é composto principalmente por estudantes inscritos em programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado com interesse nos tópicos abordados na programação.

São oferecidas 40 vagas para brasileiros e 40 para estrangeiros. Para manutenção dos selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios são passagens aéreas e hospedagem na cidade que sediará a Escola.

Serão enfocadas duas grandes áreas, a diplomacia científica e a diplomacia da inovação, expondo os respectivos estados da arte, complementados pela apresentação de casos de sucesso. Adicionalmente, haverá simulações sobre diplomacia científica, conduzidas pelo Centro de Estudos de Negociações Internacionais (Caeni/USP), e a elaboração de um quadro de referências sobre diplomacia da inovação.

“A diplomacia científica parte da ideia de que é possível desenvolver diplomacia por meio da ciência, aproximando, por exemplo, países em conflito mediante intercâmbios e parcerias entre pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa. Reciprocamente, os corpos diplomáticos podem contribuir para conectar pesquisadores e adensar redes de relacionamento dos países. Trata-se, então, de uma via de mão dupla: o cientista ajudando a diplomacia e a diplomacia ajudando a ciência”, disse Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, professor da USP e responsável pela InnSciD SP.

“No caso da diplomacia da inovação, a relação vai além do desenvolvimento de pesquisas colaborativas e da publicação de artigos conjuntos, englobando também a criação de soluções tecnológicas, processos ou produtos novos, registro de patentes etc. Portanto, incorpora não apenas a pesquisa, mas também iniciativas industriais e comerciais, levando em conta a regulamentação internacional e os esforços de marketing”, disse.

A InnSciD SP pretende reunir representantes de organizações internacionais, governos, universidades e empresas. Foi organizada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), e o suporte da FAPESP.

Entre os palestrantes já confirmados estão Eliezer Rabinovici, professor de física de partículas na Universidade Hebraica de Jerusalém; Amba Pande, do Centro de Estudos Indo-Pacíficos da Escola de Estudos Internacionais da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Delhi; Pierre-Bruno Ruffini, professor de economia internacional na Faculdade de Assuntos Internacionais da Universidade de Le Havre, na França; Simone Turchetti, do Departamento de Filosofia e Epistemologia da Universidade de Roma; e Charles Weiss, professor emérito aposentado de ciência, tecnologia e relações internacionais e pesquisador visitante da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAs).

Estudantes de pós-graduação de qualquer nacionalidade e áreas de conhecimento podem se inscrever. O anúncio dos selecionados será no dia 15 de maio.

Mais informações e inscrições: https://innscidsp.com/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.