Esalq e Universidade de Illinois criam centro
25 de julho de 2007

Instituição norte-americana, que tem o maior banco de germoplasma de soja das Américas, instala centro para trabalhos conjuntos de pesquisa em Piracicaba (SP)

Esalq e Universidade de Illinois criam centro

Instituição norte-americana, que tem o maior banco de germoplasma de soja das Américas, instala centro para trabalhos conjuntos de pesquisa em Piracicaba (SP)

25 de julho de 2007

 

Agência FAPESP – A exemplo do que ocorreu recentemente com a Universidade Wageningen, da Holanda, uma nova instituição de ensino superior estrangeira deverá ganhar espaço dentro da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, instalando uma representação que faz parte de um convênio de cooperação internacional.

Trata-se da Faculdade de Ciências Agrícolas, de Consumo e Ambientais (Aces, na sigla em inglês) da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Segundo a Esalq, a Aces está localizada no cinturão agrícola norte-americano e é uma das faculdades de agronomia mais conceituadas dos Estados Unidos.

O convênio foi formalizado nesta terça-feira (24/7), em São Paulo. As áreas de cooperação contemplarão três linhas de atuação: complexo de soja, abrangendo as áreas de produção, ambiental e econômica; bioenergia, com a produção de etanol de milho, de cana-de-açúcar e biodiesel; e educação, com intercâmbio de docentes e estudantes, esforços comuns de pesquisa, participação em seminários e outras atividades conjuntas.

A inauguração do escritório Aces Center at Esalq será no dia 26, nas salas da Congregação e do Centenário da instituição. A programação terá início às 10h, com abertura da cerimônia de instalação pelo diretor da Esalq, acompanhado pelo presidente da UIUC. Na seqüência os dirigentes apresentarão as instituições conveniadas e haverá um painel sobre biocombustíveis com os pesquisadores Heloisa Lee Burnquist, Weber Antonio Neves do Amaral e Miguel Dabdoub, da USP.

"A Universidade de Illinois está em região líder na produção de etanol de milho, enquanto Piracicaba é líder na produção de etanol de cana-de-açúcar. Dessa forma, haverá uma somatória de competências entre as duas universidades. A Universidade de Illinois conta com o maior banco de germoplasma de soja das Américas e já tem formalizado com o Brasil um intercâmbio do qual a Esalq será partícipe", disse Antonio Roque Dechen, diretor da Esalq.

Mais informações: www.esalq.usp.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.