Instituição norte-americana, que tem o maior banco de germoplasma de soja das Américas, instala centro para trabalhos conjuntos de pesquisa em Piracicaba (SP)
Instituição norte-americana, que tem o maior banco de germoplasma de soja das Américas, instala centro para trabalhos conjuntos de pesquisa em Piracicaba (SP)
Trata-se da Faculdade de Ciências Agrícolas, de Consumo e Ambientais (Aces, na sigla em inglês) da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Segundo a Esalq, a Aces está localizada no cinturão agrícola norte-americano e é uma das faculdades de agronomia mais conceituadas dos Estados Unidos.
O convênio foi formalizado nesta terça-feira (24/7), em São Paulo. As áreas de cooperação contemplarão três linhas de atuação: complexo de soja, abrangendo as áreas de produção, ambiental e econômica; bioenergia, com a produção de etanol de milho, de cana-de-açúcar e biodiesel; e educação, com intercâmbio de docentes e estudantes, esforços comuns de pesquisa, participação em seminários e outras atividades conjuntas.
A inauguração do escritório Aces Center at Esalq será no dia 26, nas salas da Congregação e do Centenário da instituição. A programação terá início às 10h, com abertura da cerimônia de instalação pelo diretor da Esalq, acompanhado pelo presidente da UIUC. Na seqüência os dirigentes apresentarão as instituições conveniadas e haverá um painel sobre biocombustíveis com os pesquisadores Heloisa Lee Burnquist, Weber Antonio Neves do Amaral e Miguel Dabdoub, da USP.
"A Universidade de Illinois está em região líder na produção de etanol de milho, enquanto Piracicaba é líder na produção de etanol de cana-de-açúcar. Dessa forma, haverá uma somatória de competências entre as duas universidades. A Universidade de Illinois conta com o maior banco de germoplasma de soja das Américas e já tem formalizado com o Brasil um intercâmbio do qual a Esalq será partícipe", disse Antonio Roque Dechen, diretor da Esalq.
Mais informações: www.esalq.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.