Conquista na categoria Games utiliza conceitos de astronomia e aceleração gravitacional (divulgação)
Conquista na categoria Games utiliza conceitos de astronomia e aceleração gravitacional
Conquista na categoria Games utiliza conceitos de astronomia e aceleração gravitacional
Conquista na categoria Games utiliza conceitos de astronomia e aceleração gravitacional (divulgação)
Agência FAPESP – A equipe “Moscow Perdeu” da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, venceu a categoria Games da etapa brasileira da Imagine Cup 2013, da Microsoft.
Formada por estudantes de Ciência da Computação e Design, a equipe ganhou com o jogo Twinkle, desenvolvido para PCs e videogames Xbox 360.
No jogo, o personagem principal é uma menina estrela que se perdeu de sua família e acorda perto de um antigo planeta, sem saber de onde veio e o que ocorreu com ela. A partir daí, o jogador viaja pelo espaço à procura da família e da história da pequena estrela, utilizando a órbita dos planetas como impulso e fugindo dos inimigos e obstáculos no meio do percurso.
Twinkle utiliza conceitos de aventura e quebra-cabeça. A temática é a astronomia. São utilizados conceitos como gravidade e aceleração gravitacional para que o jogador navegue entre os planetas e realize as missões propostas.
Segundo a Unesp, a ideia é ampliar o jogo também para tablets e smartphones com plataforma Windows. Integram a equipe os estudantes Marcel Barbosa, Rodrigo Ueda, Adham Benelli e Gustavo Paulino, tendo como mentor Eduardo Morgado, professor da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp. A equipe foi reunida no Laboratório da Informação Aplicada da Faculdade de Ciências de Bauru.
O software InsuOnline foi o vencedor na categoria Cidadania Mundial e irá representar o Brasil na final mundial que será realizada entre os dias 8 e 11 de junho na Rússia. O programa foi desenvolvido por um estudante da Faculdade Pequeno Príncipe, de Londrina, Leandro Arthur Diehl, com Rodrigo Martins de Souza como mentor.
A equipe Life UP, formada por integrantes da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco, ganhou na categoria Inovação, com o Can Game, projeto para crianças com autismo. Allan Cleysson de Oliveira Ramos, Thiago Pedrosa Lins, Rodolfo Jose de Oliveira Soares, Luiz Reis Nogueira Neto e Eraldo Guerra Filho (mentor) formaram o grupo.
A entrega do prêmio foi no dia 11 de abril, no auditório da Microsoft, em São Paulo. Segundo a Microsoft, organizadora da competição, nos últimos 10 anos mais de 1,65 milhão de estudantes de 190 países participaram da Imagine Cup. Considerada a maior do mundo em tecnologia para estudantes, a competição se fundamenta no conceito de que os alunos podem e vão mudar o mundo.
O concurso estende-se ao longo do ano, começando com competições locais, regionais e on-line em mais de 100 países. Os finalistas participam na Final Mundial, realizada todos os anos em um país diferente.
Mais informações: www.imaginecup.com
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.