Episódio de Faísca NeuroMat discute transição de fases em sistemas biológicos | AGÊNCIA FAPESP

Episódio de Faísca NeuroMat discute transição de fases em sistemas biológicos Edição mais recente da série de vídeos produzida pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática da USP trouxe biólogo para mostrar exemplos de como os seres vivos também passam por rápidas transições de estado (imagem: divulgação)

Episódio de Faísca NeuroMat discute transição de fases em sistemas biológicos

20 de outubro de 2020

Agência FAPESP – “Transição de fase em sistemas biológicos” foi o tema da 12ª edição da série de vídeos Faísca NeuroMat, que foi transmitida no dia 13 de outubro de 2020.

A série é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), que é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

Para abordar o tema, a série trouxe o biólogo e matemático Daniel Yasumasa Takahashi, que discutiu a transição de fases em sistemas biológicos. O conceito de transição de fases é disseminado na área da física, mas não é muito conhecido pelas pessoas quando se fala em biologia. Takahashi mostrou como os seres vivos também passam por rápidas transições de estado expondo exemplos de mudanças comportamentais, evolutivas, de aprendizado, entre outras.

Os episódios podem ser assistidos pelas páginas do NeuroMat no Facebook e no YouTube.

Apresentado pelo físico Fernando da Paixão, o Faísca NeuroMat tem como objetivo apresentar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. A iniciativa tem apoio da FAPESP e da USP e vai ao ar quinzenalmente.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados