Serão contratados até cem projetos por ano (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Oportunidade está voltada a pesquisadores que nunca usufruíram de Auxílio à Pesquisa da FAPESP; prazo da segunda fase vai até 15 de agosto
Oportunidade está voltada a pesquisadores que nunca usufruíram de Auxílio à Pesquisa da FAPESP; prazo da segunda fase vai até 15 de agosto
Serão contratados até cem projetos por ano (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Agência FAPESP – O prazo para envio de propostas à primeira fase da Chamada FAPESP Primeiros Projetos – Edital 2025 vai até 15 de maio. E a data-limite para submissão na segunda fase termina em 15 de agosto. A iniciativa visa apoiar pesquisadores que nunca usufruíram de outro Auxílio à Pesquisa da Fundação.
O financiamento à pesquisa por meio da FAPESP está associado a inúmeras vantagens e benefícios que impulsionam o desenvolvimento profissional e acadêmico e vão além do financiamento em si. Ter um projeto aprovado na Fundação traz a possibilidade de criação de parcerias e colaborações com outros pesquisadores e instituições e de gerar conhecimento que impacte socialmente, economicamente e tecnologicamente a sociedade.
A FAPESP também é internacionalmente reconhecida por incentivar a cooperação entre grupos de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, o que proporciona oportunidades valiosas de troca de conhecimentos, intercâmbio de experiências e ampliação das redes de contatos profissionais.
A Chamada Primeiros Projetos visa selecionar e apoiar o primeiro projeto de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo, em todas as áreas do conhecimento.
O edital será executado de acordo com as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.
A FAPESP prevê a realização de três chamadas de propostas entre 2025 e 2027, com duas aberturas por ano. O objetivo é apoiar anualmente a contratação de até cem Primeiros Projetos de Pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.
Espera-se que os projetos apoiados sejam capazes de gerar evidências científicas com potencial para avançar no conhecimento existente e/ou inovar em novas abordagens e que seus resultados colaborem para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico de São Paulo.
As propostas devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).
O edital está publicado em: fapesp.br/17465.
Mais informações: chamada-primeirosprojetos@fapesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.