Projetos selecionados serão apoiados por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)
Projetos devem contemplar três grandes eixos estratégicos: Saúde Digital, Gestão em Saúde e Avaliação de Tecnologias de Saúde
Projetos devem contemplar três grandes eixos estratégicos: Saúde Digital, Gestão em Saúde e Avaliação de Tecnologias de Saúde
Projetos selecionados serão apoiados por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP – Termina na próxima segunda-feira (26/05) o prazo para envio de propostas à 8ª edição da chamada do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), que visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação na área de saúde, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.
O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. Na esfera federal, participam o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Decit/SECTIS/MS), coordenador nacional do programa, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual, estão envolvidas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES).
Os projetos selecionados serão apoiados na FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
A chamada foi concebida para apoiar a realização de projetos de pesquisa em três grandes eixos estratégicos para a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), que contemplam linhas prioritárias para a solução de problemas de saúde que não podem mais ser enfrentados apenas pelas intervenções existentes.
Eixo 1 – Saúde Digital (incorporação de tecnologias na atenção primária, acesso à informação por usuários, trabalhadores e gestores)
Eixo 2 – Gestão em Saúde (atenção à saúde integral, gerência do SUS, respostas rápidas em saúde pública)
Eixo 3 – Avaliação de Tecnologias de Saúde (indicação judicial e desfechos pós-uso de tecnologias não incorporadas, assistência farmacêutica)
As propostas aprovadas serão financiadas, conforme convênio firmado em 2024 entre a FAPESP e o CNPq, com recursos de capital e de custeio, na proporção de 50% cada e no valor global estimado de R$ 14 milhões. Os projetos, com até 24 meses de duração, terão o valor máximo de R$ 400 mil.
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/17496.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.