As propostas serão recebidas na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (imagem: divulgação)

Chamadas de Propostas
Envio de pré-propostas ao edital do QuTIa vai até 3 de junho
24 de maio de 2024

Novo programa da FAPESP visa promover o progresso das tecnologias quânticas, incluindo sensores, comunicações e computação quântica

Chamadas de Propostas
Envio de pré-propostas ao edital do QuTIa vai até 3 de junho

24 de maio de 2024

Agência FAPESP – Termina em 3 de junho o prazo para envio de pré-propostas ao primeiro edital lançado no âmbito do Programa FAPESP QuTIa (Quantum Technologies InitiAtive) em Tecnologias Quânticas.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologias quânticas essenciais para impulsionar a liderança científica e tecnológica de São Paulo e do Brasil em múltiplas áreas do conhecimento.

O programa pretende promover o progresso das tecnologias quânticas, incluindo sensores, comunicações e computação quântica, além de estabelecer São Paulo como um forte centro na área. Outra meta é impulsionar o desenvolvimento de startups e atrair investimentos e talentos globais para a região.

Por meio da chamada de propostas, a FAPESP pretende trazer até cinco pesquisadores que estejam em início de carreira e se destaquem em suas áreas específicas do conhecimento. As propostas serão recebidas na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador.

Na chamada, serão priorizadas propostas de pesquisadores com atuação no exterior que queiram iniciar carreira em instituição localizada no Estado de São Paulo. A chamada busca estimular a criação de oportunidades, em condições internacionalmente competitivas, para jovens investigadores com experiências excepcionais.

Os proponentes precisam demonstrar conquistas, após sua pesquisa de doutorado, que indiquem capacidade de liderança e grande potencial para nucleação de novos grupos de pesquisa que trabalhem com aspectos modernos de tecnologias quânticas. São importantes uma clara inserção internacional e um impacto nas pesquisas em andamento no Estado de São Paulo. Será dada prioridade a temas ainda não abordados pelos pesquisadores paulistas ou que complementem assuntos já explorados.

Espera-se também que os projetos de pesquisa fomentem a formação de recursos humanos altamente qualificados, com alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado em pesquisas de alta qualidade e impacto. Também poderão ser consideradas parcerias com empresas que se dediquem à temática científica do projeto.

O edital está disponível em: fapesp.br/16661.

Mais informações sobre o Programa QuTIa podem ser acessadas em: fapesp.br/qutia.