Objetivo do concurso é reconhecer os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2021 (imagem: divulgação)

Entre os 49 vencedores do Prêmio Capes de Tese 2022, 17 tiveram apoio da FAPESP
18 de agosto de 2022

Objetivo do concurso é reconhecer os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2021

Entre os 49 vencedores do Prêmio Capes de Tese 2022, 17 tiveram apoio da FAPESP

Objetivo do concurso é reconhecer os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2021

18 de agosto de 2022

Objetivo do concurso é reconhecer os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2021 (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a lista de vencedores do Prêmio Capes de Tese 2022. A relação dos 49 ganhadores e de seus orientadores foi publicada no Diário Oficial da União, em texto que traz também os nomes de outros 96 estudantes que receberam menções honrosas.

Entre os premiados estão 17 bolsistas e ex-bolsistas da FAPESP. São eles: Augusto Martins, da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias IV; Fernanda Brognara, da USP, na área de Ciências Biológicas II; Maíra Cunha Rosin, da USP, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design; Fernando Henrique Correr, da USP, na área de Ciências Agrárias I; Mariana Cardoso Chrispim, da USP, na área de Ciências Ambientais; Marcos Araújo Castro e Silva, da USP, na área de Ciências Biológicas I; Jamile Ramos da Silva, da USP, na área de Ciências Biológicas III; Daniel Fideles Steinberg, da USP, na área de Direito; Andre Felipe Danelon, da USP, na área de Economia.

Além deles, também receberam o reconhecimento Adriano Souza Senkevics, da USP, na área de Educação; Tulio Rodarte Ricciardi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Engenharias III; Caetano Padial Sabino, da USP, na área de Farmácia; Plinio Francisco Jaqueto, da USP, na área de Geociências; Gabriel Ravanhani Schleder, da Universidade Federal do ABC (UFABC), na área Interdisciplinar; João Vitor Paulin, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na área de Materiais; Camila Marcelino Loureiro, da USP, na área de Medicina I; e Marina Roizenblatt, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na área de Medicina III.

O prêmio, que na atual edição recebeu 1.266 inscrições, abrange as 49 áreas de avaliação da Capes. Na segunda fase do concurso, do total de vencedores, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, um em cada Colégio: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A premiação acontece em dezembro.

A avaliação para selecionar os vencedores leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país. Também são consideradas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da pesquisa, bem como a metodologia utilizada, a qualidade da redação e a estrutura e organização do texto.

A lista dos ganhadores está disponível no site Gov.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.