Exposição na USP homenageia 450 anos do livro publicado pelo alemão Hans Staden, relatando suas viagens ao Novo Mundo. Programação paralela inclui exibição de filme
Exposição na USP homenageia 450 anos do livro publicado pelo alemão Hans Staden, relatando suas viagens ao Novo Mundo. Programação paralela inclui exibição de filme
A mostra estará aberta até o dia 7 de maio na Biblioteca Florestan Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). De segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13 horas.
Em 19 painéis, livros e documentos, a exposição descreve o caminho que o aventureiro alemão percorreu no século XVI. Em 1557, Hans Staden publicou o livro Warhaftige Historia - Zwei Reisen nach Brasilien (História de Duas Viagens ao Brasil), narrando suas experiências, com detalhes sobre disputas com piratas, naufrágios e embates entre portugueses, franceses e o povo tupinambá.
A exposição itinerante já esteve em Wolfhagen, Korbach e Hesse, na Alemanha. No Brasil, nas cidades de São Paulo, Valinhos, Santa Catarina, Itanhaém, Bertioga, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.
A programação paralela à exposição inclui a exibição do filme Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira, no Cinusp, também na Cidade Universitária, na próxima segunda-feira (28/4), às 14 horas.
Mais informações: www.martiusstaden.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.