Joaquim José de Camargo Engler (esq.) recebe troféu "O Semeador" da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (foto: Esalq)

Engler recebe troféu "O Semeador"
19 de outubro de 2010

Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da FAPESP, é homenageado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz pelo papel importante no ensino em agricultura

Engler recebe troféu "O Semeador"

Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da FAPESP, é homenageado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz pelo papel importante no ensino em agricultura

19 de outubro de 2010

Joaquim José de Camargo Engler (esq.) recebe troféu "O Semeador" da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (foto: Esalq)

 

Agência FAPESP – O engenheiro agrônomo Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da FAPESP, recebeu o Troféu “O Semeador”, concedido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

A premiação ocorreu durante a 53ª Semana Luiz de Queiroz, realizada de 4 a 9 de outubro. O troféu é concedido há dois anos a personalidades do cenário esalquiano que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do ensino na área de agricultura ou do agronegócio brasileiro.

Também ganhou o troféu Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No ano passado, Fernando Penteado Cardoso, formado na turma de 1936, recebeu a distinção.

De acordo com Antonio Roque Dechen, diretor da Esalq, Engler, graduado pela escola em 1964, foi escolhido pela brilhante carreira profissional e pela grande contribuição dada à Esalq.

“Engler foi um dos principais responsáveis por transformar a então unidade de ensino, que à época era apenas Escola Luiz de Queiroz, em campus universitário, quando foi diretor em 1985, e por ter projetado a Esalq no cenário nacional e internacional como um dos principais centros de pesquisa agrícola do Brasil”, disse Dechen, que também é professor titular no Departamento de Ciência do Solo da Esalq, à Agência FAPESP .

“O professor Engler também transformou o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), do qual também foi diretor, em um instituto de pesquisa, e foi responsável pela criação do Centro de Informática na Agricultura”, disse Dechen.

Outro ponto destacado por Dechen foi a atuação de Engler no Departamento de Economia da Esalq. “Ele deu um grande impulso ao departamento. Não foi apenas chefe, mas um reorganizador do Departamento de Economia que hoje é uma referência na Esalq”, disse.

Dechen também destacou a passagem de Engler como bolsista na The Ohio State University, nos Estados Unidos. “Depois, ele foi coordenador do projeto envolvendo a universidade norte-americana e a Esalq. Foi um processo muito importante na consolidação dos nossos programas de pós-graduação”, destacou.

Rodrigues formou-se engenheiro agrônomo pela Esalq em 1965. Foi ministro da Agricultura de 2003 a 2006. É professor titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas - Escola de Economia de São Paulo e presidente do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“A escolha de Rodrigues para receber ‘O Semeador’ se deu pela sua intervenção na prática de políticas de integração e de desenvolvimento da agricultura brasileira, em particular do agronegócio. Ele é um esalquiano orgulhoso que sempre destaca a Esalq como sua principal bagagem de formação”, disse Dechen.

Na 53ª Semana Luiz de Queiroz, também foram homenageadas as turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas de 1935 (Jubileu de Diamante), 1940, 1945, 1950, 1955, 1960 (Jubileu de Ouro), 1965, 1970, 1975, 1980, 1985 (Jubileu de Prata), 1990, 1995, 2000 e 2005.

A exemplo das edições anteriores da Semana Luiz de Queiroz, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) homenageou o Engenheiro Agrônomo do Ano, para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro. O escolhido deste ano foi Luis Carlos Guedes Pinto, formado na turma de 1965, e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.