Inscrições vão até 17 de novembro; projeto é financiado pela FAPESP (foto: Eduardo Cesar)
Inscrições vão até 17 de novembro; projeto é financiado pela FAPESP
Inscrições vão até 17 de novembro; projeto é financiado pela FAPESP
Inscrições vão até 17 de novembro; projeto é financiado pela FAPESP (foto: Eduardo Cesar)
Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece bolsa de estudos em nível de mestrado para candidatos interessados em participar do projeto “Estudo de processos integrados de produção e recuperação de etanol 1G”, que tem apoio da FAPESP, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).
O projeto investiga, experimentalmente e por simulação, processos de produção e recuperação de etanol alternativo ao processo convencional de fermentação seguida da etapa de destilação.
A proposta é estudar a extração e a recuperação do etanol do vinho de levedura utilizando duas diferentes técnicas: a extração por solvente e a extração por esgotamento com dióxido de carbono. A ideia é avaliar os resultados em termos de produtividade e promover uma comparação com o processo tradicional.
A pesquisa é coordenada por Alberto Colli Badino Junior, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar. Já a bolsa terá a supervisão dos professores Antonio José Gonçalves da Cruz, também do DEQ, e Maria Lucia Gonsales da Costa Araujo, do Departamento de Química Tecnológica e de Aplicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.
As inscrições para o processo seletivo – para ingresso no primeiro semestre de 2015 – podem ser feitas até 17 de novembro. Os candidatos à bolsa devem ter preferencialmente graduação em Engenharia Química.
Mais informações podem ser consultadas no site do PPGEQ, em www.ppgeq.ufscar.br, ou pelos e-mails ajgcruz@ufscar.br e mlaraujo@iq.unesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.