Encontro sobre Dostoiévski atrai brasileiros
29 de julho de 2010

Delegação brasileira participa pela primeira vez do Simpósio da Sociedade Internacional Dostoiévski, que difunde estudos sobre a obra do escritor russo

Encontro sobre Dostoiévski atrai brasileiros

Delegação brasileira participa pela primeira vez do Simpósio da Sociedade Internacional Dostoiévski, que difunde estudos sobre a obra do escritor russo

29 de julho de 2010

 

Agência FAPESP – A obra do escritor russo Fiódor Mikhailovich Dostoiévski (1821-1881) vem sendo estudada há várias décadas por pesquisadores de diversos países cujo interesse não se limita apenas à literatura, mas abrange as mais diversas áreas do conhecimento.

Com o objetivo de criar um fórum de debates em todo o mundo, surgiu em 1971 a Sociedade Internacional Dostoiévski (IDS), que conta com mais de 500 associados para difundir estudos da vida e da obra do autor e contribuir para a sua compreensão por meio de simpósios internacionais.

O 14º Simpósio da Sociedade Internacional Dostoiévski, ocorrido entre os dias 14 e 20 de junho, em Nápoles, na Itália, contou pela primeira vez com a participação de uma delegação da Sociedade Brasileira de Dostoiévski (SBD), fundada e afiliada à IDS desde 2008.

Segundo Fátima Bianchi, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, representante nacional da IDS, a sociedade brasileira tem 29 membros, entre professores e alunos de pós-graduação.

“Foi a primeira vez que uma delegação brasileira participou oficialmente com apresentação de trabalhos. Eu participei do simpósio em 2007, em Budapeste, na Hungria, mas na condição de observadora”, disse à Agência FAPESP .

Segundo ela, a Sociedade Brasileira de Dostoiévski à época ainda não havia sido criada e a IDS, apesar de existir há 40 anos, era pouco conhecida entre os pesquisadores brasileiros.

“Por isso, somente este ano pudemos participar de forma efetiva com a apresentação de trabalhos”, disse Fátima, que é professora da área de Língua e Literatura Russa do Departamento de Letras Orientais da FFLCH.

De acordo com a docente da USP, com a criação da SBD, pretende-se difundir mais, no Brasil, a produção de Dostoiévski e aumentar a inserção internacional da pesquisa brasileira sobre literatura russa.

A SBD é aberta a todos os interessados, que podem entrar em contato pelo e-mail: fbianchi@usp.br.

Mais informações sobre a IDS: http://www.dostoevsky.org
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.